O Núcleo U.Porto Solidária está a desenvolver um novo programa de voluntariado que englobe a comunidade académica de forma mais abrangente, com o objetivo de incluir todos os estudantes e trabalhadores, incluindo aqueles que possam estar em situação de maior vulnerabilidade no que toca a aspetos psicológicos, sociais, de mobilidade, entre outros.

“Voluntariado + Inclusivo da U.Porto” é o nome deste projeto que visa sensibilizar estudantes e trabalhadores para uma maior valorização da diversidade, da igualdade e dos valores de uma universidade mais inclusiva. O objetivo passa por constituir, em rede e de forma estruturada, um grupo de voluntários diversificado e mais “inclusivo”.

Para além do Núcleo U.Porto Solidária, o programa conta, no seu grupo de trabalho, com a participação das faculdades de Desporto (FADEUP), Ciências (FCUP), Engenharia (FEUP), Medicina (FMUP), Medicina Dentária (FMDUP) e de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

A iniciativa conta ainda com o apoio da Associação Pista Mágica, que irá ajudar na implementação mais eficaz do programa no terreno.

O programa “Voluntariado + Inclusivo” reúne os contributos de vários organismos dentro do universo U.Porto. (Foto: Renata Silva/FCUP)

Conhecer a realidade para saber como intervir

A equipa do “Voluntariado + Inclusivo da U.Porto” tem já delineado um plano estratégico que inclui uma auscultação da comunidade U.Porto, de forma a perceber as ações solidárias que têm sido desenvolvidas na academia.

Para o efeito, foi criado um questionário com o objetivo de ajudar a identificar as ações implementadas na academia, que já se encontra disponível para participação  de toda a comunidade académica, incluindo estudantes, docentes, investigadores e técnicos da U.Porto.

O questionário pode ser consultado aqui.