A Universidade do Porto recebeu esta segunda-feira, dia 5 de dezembro, Dia Internacional dos Voluntários, o Selo de Qualidade Academia Voluntária. Trata-se de uma nova distinção atribuída pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) com o objetivo de premiar as instituições de ensino superior que se destaquem pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado.

A atribuição deste selo de qualidade à U.Porto foi decidida “por unanimidade” e reconhece “as práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos pela Universidade em prol da promoção da prática do Voluntariado”.

Segundo a CASES, o Selo de Qualidade Academia Voluntária apresenta-se como “uma ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários/as e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania”. Por outro lado, “pretende-se que seja uma ferramenta de qualificação, responsabilização e dinamismo da prática do voluntariado, uma vez que garante que as instituições de ensino cumprem os critérios de seleção definidos”.

O Selo de Qualidade foi entregue numa cerimónia pública integrada no evento Portugal-Voluntário, realizado na Culturgest, em Lisboa.

A sessão, que contou com a participação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, incluiu ainda a apresentação de um estudo da CASES sobre voluntariado em tempos de pandemia e o lançamento de um galardão destinado às autarquias.

Um dia para celebrar o Voluntariado na Universidade

A entrega do Selo de Qualidade Academia Voluntária  acontece um dia antes de a Faculdade de Medicina (FMUP) receber as comemorações de mais um Dia do Voluntariado da U.Porto. Tendo como mote Fazer e Ser Feliz, a edição deste ano vai abordar a relação do trabalho voluntário e a saúde mental, no bem-estar da comunidade académica, no Ensino Superior.

Através desta iniciativa, pretende-se “sensibilizar, envolver e estimular a participação da comunidade académica e civil para a importância do voluntariado e do trabalho em rede”. É ainda objetivo da organização “promover a reflexão sobre as boas práticas de responsabilidade social universitária, a partilha de experiências e de perspetivas de intervenção nestes domínios na valorização do seu envolvimento na comunidade universitária”.

O programa do Dia do Voluntariado da U.Porto 2022 tem início às 9h00 e inclui a tradicional “Exposição/Feira de Voluntariado“, onde será possível conhecer as várias oportunidades existentes na área do voluntariado na U.Porto e na comunidade externa, assim como os projetos de intervenção social que protagonizam. Entre as entidades e projetos participantes incluem-se a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, a U. – Associação de Voluntariado Universitário, a Associação Helpo ou o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., entre outras.

Em paralelo, vão decorrer mesas redondas subordinadas a temas como a “Promoção do bem estar na comunidade académica” e a “relação entre o trabalho voluntário e a saúde mental“, com a participação de representantes dos diferentes projetos e iniciativas de voluntariado em curso na Universidade.

A sessão de encerramento está marcada para as 16h30 e contará com a participação de Maria Joana de Carvalho, Vice-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros das Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto.

A participação no evento é livre, mas sujeita a uma inscrição prévia.

A universidade mais solidária

Do apoio escolar a crianças ao acompanhamento de idosos, sem esquecer os cuidados de animais, são vários os projetos de voluntariado promovidos ou apoiados pela Universidade do Porto. Só no último ano letivo (2021/2022), 3.911 pessoas dedicaram o seu tempo a apoiar algumas destas causas.

A maior fatia do voluntariado – reunindo perto de 2.400 voluntários – realizado na U.Porto é feita através dos núcleos de voluntariado associados à Universidade. É o caso da VO.U. – Associação de Voluntariado Universitário que, só à sua conta, mobiliza mais de 1250 voluntários para projetos de apoio a idosos, crianças e animais, mas também de sensibilização para os direitos humanos e conservação da natureza e da biodiversidade.

Entre os núcleos e grupos que operam em cooperação com a U.Porto incluem-se ainda o G.A.S.Porto – Grupo de Ação Social do Porto (com projetos ligados ao apoio a crianças de bairros sociais, pessoas com deficiência mental, idosos isolados, ou jovens universitários carenciados); a Associação Cura+ (focada na área farmacêutica); a Solidarity Soul (associação composta por universitários que trabalham na promoção da inclusão, a tolerância e o respeito pela diferença); a UDREAM (projeto nascido na Faculdade de Economia e que se dedica a a realizar os sonhos de crianças que estão num estado de saúde mais fragilizado); ou a FOCA – Focus on Critical Actions, na área ambiental.

A estes grupos juntam-se ainda os múltiplos projetos liderados pelas associações de estudantes da U.Porto que, só à sua conta, mobilizam perto de 1000 voluntários. Também as faculdades e outros organismos associados da U.Porto oferecem programas e oportunidades de voluntariado em varias áreas de atuação. É o caso, por exemplo, do Orfeão Universitário do Porto (OUP)  que, só em 2021, juntou 138 voluntários para ações de beneficência social, promoção da música, da cultura e do academismo.

Só ano letivo 2021/2022, perto de 4.000 pessoas – sobretudo estudantes – estiveram envolvidos nos projetos de voluntariado promovidos ou apoiados pela U.Porto. (Foto: U.Porto)

Já as atividades de voluntariado promovidas diretamente pela U.Porto mobilizaram perto de 300 voluntários só no último ano. Dos projetos desenvolvidos nesta área destaca-se Voluntariado Estudantil Tutorial, coordenado pela U.Porto Solidária. A este núcleo sediado na Reitoria coube também implementar o Programa de Apoio Domiciliário Solidário COVID-19 que, no último ano, mobilizou 155 voluntários para o apoio aos estudantes afetados pela pandemia.

Entre as iniciativas de incentivo ao voluntariado promovidas regularmente pela Universidade inclui-se também o Prémio da Cidadania Ativa. Atribuído desde 2011. Este galardão distingue, anualmente, os estudantes da U.Porto que mais se destacam no desenvolvimento de atividades extracurriculares de cidadania.

Recorde-se que a Universidade do Porto foi distinguida, em 2018 e 2019, com as duas primeiras edições do prémio “IES +Solidária”, destinado à instituição de ensino superior mais solidária de Portugal. O galardão, entregue em paralelo com os Prémios Santander de Voluntariado Universitário, reconhece as instituições com o maior número de candidaturas apresentadas ao prémio que reconhece os melhores projetos de voluntariado promovidos por estudantes do Ensino Superior.