Desde o apoio escolar a crianças, o acompanhamento de idosos, ou os cuidados de animais, vários são os projetos de voluntariado ligados à Universidade do Porto. Só no último ano letivo, 2298 pessoas dedicaram o seu tempo a apoiar algumas destas causas. Em Semana do Voluntariado da U.Porto, os dados mostram que esta é uma área na qual a instituição tem vindo a trabalhar.

Para José Castro Lopes, Pró-Reitor da Universidade do Porto, esta é um vertente da Universidade com uma importância significativa. “A missão de uma Universidade passa também pela formação cívica e sociocultural dos seus estudantes. São valores fundamentais para se tornarem, no futuro, profissionais e membros de uma sociedade mais justa e solidária. Por isso mesmo, a Universidade do Porto tem apostado no apoio à participação e desenvolvimento de projetos de voluntariado entre a sua comunidade académica. ”

E acrescenta, “É precisamente por esta ser uma área de importância para a U.Porto que começámos a reconhecer oficialmente o exercício de ações de voluntariado no diploma dos nossos estudantes. Assim, além das avaliações e do percurso escolar, o graduado da U.Porto vê incluído no seu diploma de curso a participação em atividades cívicas, com potenciais vantagens no futuro mercado de trabalho”.

O Voluntariado da U.Porto contado em números

A maior fatia do voluntariado realizado na U.Porto é feita através dos grupos associados da Universidade. É o caso do G.A.S.Porto – Grupo de Ação Social do Porto que, só à sua conta, mobiliza 400 voluntários  para projetos ligados ao apoio a crianças de bairros sociais, pessoas com deficiência mental, idosos isolados, ou jovens universitários carenciados.

Com perto de 350 voluntários, a VO.U. – Associação de Voluntariado Universitário é um dos grupos com maior intervenção. Nasceu em 2008 e, passados mais de 10 anos, conta com projetos não só de de apoio a idosos, crianças e animais, mas também de sensibilização para os direitos humanos e conservação da natureza e da biodiversidade. 

Focada na área farmacêutica, a Associação Cura+ junta mais de 110 voluntários. Dedicam-se a educar e promover para a saúde, com ações em escolas, com os jovens, mas também em farmácias e ao domicílio, junto dos idosos. Entre outras ações, o objetivo é potenciar o uso responsável do medicamento entre a população mais envelhecida da cidade do Porto.

Com cerca de 80 voluntários, a Solidarity Soul é uma associação composta por universitários que trabalham na promoção da inclusão, a tolerância e o respeito pela diferença. A UDREAM, um projeto que nasceu na Faculdade de Economia mas já chegou a outras instituições, dedica-se não só a formar os jovens universitários, mas também a realizar os sonhos de crianças que estão num estado de saúde mais fragilizado. No último ano, juntaram cerca de 60 voluntários. 

As ações de voluntariado pelas faculdades

Dentro da U.Porto, nasceram outros projetos que contam com a colaboração das associações de estudantes. Na maioria dos casos, os projetos de voluntariado conjugam as áreas de formação com as necessidades de intervenção identificadas.

Exemplo disso são o Departamento de Voluntariado, Saúde Pública e Ação Comunitária da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da U.Porto (AEFMUP), que, no último ano, contou com o envolvimento de 300 voluntários, e a área de voluntariado da Associação de Estudantes do ICBAS (AEICBAS), que envolveu mais de 200 participantes. O NASA – Núcleo de Ação Social da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia (AEFFUP) e a área de voluntariado da Faculdade de Medicina Dentária da U.Porto (FMDUP) juntaram, no último ano, cerca de 100 estudantes, cada uma.

O trabalho desenvolvido pela Associação de Estudantes da FEP (AEFEP), no projeto FEP Solidária, envolveu 80 pessoas. O Programa de Voluntariado da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da U.Porto (AEFDUP), da Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (AEFPCEUP) e do Voluntariado da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP)  juntou, ao todo, 181 estudantes.

Também ao nível das faculdades, o GEV – Grupo de Estudantes Voluntários da FDUP, GIVE – Grupo de Intervenção, Voluntariado e Envolvimento (FPCEUP) e EXUP – Experience Upgrade Program (FEP) envolveu 323 pessoas, em atividades que vão desde a promoção do sucesso académico e o apoio escolar à oferta de consultoria de gestão gratuita a IPSS ou ONG’s.

12 anos de Voluntariado Estudantil Tutorial

Já as atividades de voluntariado promovidas diretamente pela U.Porto mobilizaram mais de uma centena de voluntários. Entre os projetos desenvovlidos nesta área destaca-se Voluntariado Estudantil Tutorial, iniciativa de combate ao abandono escolar no ensino básico e secundário na cidade do Porto que, no ano passado contou com a participação de 76 estudantes da Universidade.

Ao longo dos últimos 12 anos participaram neste projeto mais de 1200 voluntários universitários. É com base numa relação de tutor-tutorando que o projeto se desenvolve. O objetivo é assegurar que estes dispõem de condições para dar continuidade ao seu percurso escolar, nomeadamente com apoio pedagógico. Desta forma, é possível potenciar os índices de sucesso escolar, minimizar dificuldades de aprendizagem e prevenir o abandono escolar.

A universidade mais solidária

A Universidade do Porto foi distinguida, no último ano, como a instituição de ensino superior mais solidária de Portugal. O galardão “IES +Solidária” foi entregue, pela primeira vez, na cerimónia dos Prémios Santander de Voluntariado Universitário 2018, e distinguiu a U.Porto como a instituição com o maior número de candidaturas apresentadas ao prémio que reconhece os melhores projetos de voluntariado promovidos por estudantes do Ensino Superior.

Nesta edição, a U.Porto destaca-se novamente como a instituição com mais projetos entre os 10 finalistas. São eles: Já T’Explico, Escola de Superpoderes e U.DREAM. As votações decorrem até 3 de dezembro.

Entre as iniciativas de incentivo ao voluntariado incluem-se também o Prémio da Cidadania Ativa, atribuído pela U.Porto, desde 2011. O Prémio de Cidadania Ativa distingue os estudantes (ou antigos estudantes que tenham terminado a sua formação no ano anterior ao da atribuição do prémio) por projetos que empreendam, em quatro vetores de cidadania: a solidariedade; o empreendedorismo; a pedagogia e na promoção do desporto ou ambiente.