O Dia do Voluntário da U.Porto vai homenagear os mais de 2500 membros da comunidade académica que participam em projetos de voluntariado promovidos ou apoiados pela Universidade. (Foto: DR)

Só este ano letivo, estima-se que mais de 2500 estudantes, docentes e funcionários da Universidade do Porto participem em cerca de 20 projetos de voluntariado promovidos ou apoiados pela instituição. E é precisamente para homenageá-los que se assinala, no próximo dia 5 de dezembro, o Dia do Voluntário da U.Porto, que este ano terá como tema “Cidade do Porto: uma cidade solidária?”.

A decorrer ao longo de todo o dia – entre as 09h00 e as 18h00 -, na Reitoria da U.Porto, a iniciativa inclui a realização de várias conferências com a participação de individualidades ligadas ao voluntariado e à Universidade. Em paralelo, a Praça Gomes Teixeira recebe uma Feira de Voluntariado, na qual os diferentes  projetos da U.Porto, mas não só, terão a oportunidade de se apresentar à cidade e à Universidade.

É sobre os desafios e apoios ao voluntariado que se vai falar na primeira sessão do evento, que junta Vitor Baltazar Dias, do IPDJ, Raquel Rebelo, da organização Médicos do Mundo e um representante da CCDR-N. Pelas 11h30, será a vez de Isabel Menezes, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto, José Lopes Batista, da União das IPSS do Porto, e Agostinho Cesário Moreira, da Rede Europeia Anti-Pobreza, se encontrarem para debater os novos desafios do voluntariado no contexto da cidade e da Universidade.

A Feira do Voluntariado decorre em simultâneo, juntamente com uma exposição de posters alusivos ao trabalho de voluntariado desenvolvido pelas organizações de voluntariado da U.Porto.

O Dia do Voluntário da U.Porto 2018 marca também o regresso do Prémio “Dia do Voluntário”, um galardão que visa reconhecer os projetos de voluntariado dinamizados no seio da comunidade U.Porto pelos seus voluntários. Nesta edição serão distinguidos os voluntários que mais se destacaram, no ano letivo 2017/2018, pelo trabalho desenvolvido em áreas tão variadas como o combate ao abandono e insucesso escolar, o acompanhamento de idosos, a recolha de alimentos, o apoio a animais abandonados, entre outras.

Os eventos integrados no Dia do Voluntário da U.Porto 2018 são abertos a toda a comunidade. No caso das conferências, a participação é livre, mas sujeita a uma inscrição prévia, até 30 de novembro, através do e-mail [email protected].

Mais informações aqui.