O docente e investigador Vítor Vasconcelos, professor catedrático da Faculdade de Ciências (FCUP) e presidente do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), é um dos 15 especialistas nomeados pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, para o comité técnico da Biotecnologia Azul. 

Este grupo de trabalho tem o objetivo de propor um conjunto de medidas competitivas para o setor da biotecnologia azul e um modelo para o Centro Internacional de Biotecnologia Azul, até 30 de setembro de 2023.

O comité técnico trabalhará na elaboração de relatórios e recomendações, que culminará com a apresentação de uma proposta que confira a Portugal vantagens competitivas para a criação de um Centro Internacional para a Biotecnologia Azul. A nomeação de Vítor Vasconcelos surgiu sob proposta da Fundação Oceano Azul.

O Centro Internacional de Biotecnologia Azul, a instalar em Matosinhos, é uma das prioridades do programa do atual Governo, tendo em conta a aposta no “potencial do mar” e na “promoção da reindustrialização dos setores tradicionais através da biotecnologia azul, com especial enfoque em projetos empreendedores que permitam o desenvolvimento de produtos inovadores do mar”.

Esta semana, o docente da FCUP e presidente do CIIMAR foi também nomeado como membro do conselho científico para as ciências naturais e do ambiente da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Sobre Vítor Vasconcelos

Natural de Guimarães, Vítor Vasconcelos é licenciado (1985) e doutorado (1995) em Biologia pela Faculdade de Ciências da U.Porto.

A nível científico, tem-se destacado pelos seus contributos nos domínios da biotecnologia marinha e biotecnologia azul, nomeadamente na procura de novas moléculas e extratos com potencial valorização biotecnológica, baseados em cianobactérias e microalgas.

Autor de mais de 480 artigos em revistas internacionais, é co-inventor de 10 patentes na área da biotecnologia azul e co-fundador da Fykia Biotech Lda, uma spin-off do CIIMAR na área das aplicações de cianobactérias e microalgas na agricultura, cosmética e nutracêutica.

Presidente do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental desde 2013, e reeleito em 2019, Vítor Vasconcelos lidera a linha temática de Biotecnologia Marinha daquele centro de investigação da U.Porto, enquanto coordenador da equipa de Biotecnologia Azul e Ecotoxicologia. É AINDA diretor do programa doutoral em Biotecnologia Marinha e Aquacultura da Universidade do Porto e Universidade do Minho, desde a sua criação.

Conquistou, em 2021, o Prémio de Excelência Científica da Universidade do Porto.