Vitor Vasconcelos é o novo presidente do CIIMAR

A partir desta quinta-feira, 10 de janeiro, o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto terá uma nova direção, presidida por Vitor Vasconcelos e composta também por Alexandre Lobo da Cunha, Filipe Castro, Luisa Bastos e Miguel Santos.

Após 12 anos à frente do CIIMAR como presidente da direção, João Coimbra afasta-se para se dedicar “a outras tarefas e ainda tentar publicar alguns artigos que ficaram na gaveta durante estes anos de dedicação quase exclusiva à gestão do centro”. Apesar deste afastamento da direção, o investigador manterá a sua ligação ao CIIMAR assumindo o cargo de presidente da mesa da assembleia-geral, um lugar mais tranquilo que aceitou “sobretudo como sinal de apoio à nova direção, que merece a maior confiança e que toma posse num momento particularmente difícil.”

Para o presidente da nova direção, as prioridades do mandato passam por “estimular a excelência e autonomia científica do CIIMAR, potenciar os recursos existentes e atrair investigadores promissores; diversificar as fontes de financiamento através de uma maior aposta em projetos internacionais; aumentar o número de serviços prestados ao exterior e a procura de parcerias com empresas; e reforçar a visibilidade nacional e internacional do CIIMAR, através do estabelecimento de parcerias e colaborações com entidades congéneres e complementares”. Vítor Vasconcelos quer ainda “aproximar o CIIMAR do público em geral”, posicionando o centro como “prestador de serviços de excelência na área do Mar”.

Vitor Vasconcelos é professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), sendo também diretor do Mestrado em Toxicologia e Contaminação Ambiental (ICBAS/FCUP). É membro do European Marine Board desde 2011, sendo avaliador regular de bolsas e projetos na área das Ciências do Mar e do Ambiente na FCT e suas congéneres de França. República Checa, Israel, Chile, entre outras.

A cerimónia da tomada de posse dos novos órgãos sociais do CIIMAR eleitos para o triénio 2013 – 2015, tem lugar esta quinta-feira, às 12h00, no auditório do CIIMAR e contará com a presença de Jorge Gonçalves, vice-reitor da Universidade do Porto.