Vitor Abrantes, em paralelo com o seu percurso académico, desenvolveu atividades de investigação e consultoria (foto: D.R.)

Depois de mais de 45 anos dedicados ao ensino da Engenharia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Vitor Abrantes, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil (DEC), vai dar a sua última aula no próximo dia 28 de maio, a partir das 17h45, no Auditório da faculdade.

Estruturada em duas partes, a última lição de Vitor Abrantes incidirá primeiramente numa reflexão sobre a necessidade de garantir ‘Habitação (digna) para todos’ e sobre o panorama atual do setor da habitação. O segundo momento da aula terá um cariz mais pessoal, onde será feita uma retrospetiva e balanço dos anos dedicados ao Ensino e Investigação na Faculdade de Engenharia.

Vitor Abrantes licenciou-se em Engenharia Civil na FEUP (1972), tendo aí iniciado a sua carreira de docente e de investigador. Em 1984, concluiu o seu Doutoramento, sob o tema “Análise Numérica e Experimental do Comportamento Térmico de Coberturas com Desvão”.

Ao longo da sua carreira, Vitor Abrantes assumiu na Faculdade de Engenharia diversas funções executivas e de gestão, entre as quais a de Diretor da Secção de Construções Civis (1984-2000) e a de Diretor de Cursos de Mestrado e Doutoramento em Engenharia Civil.

Foi também representante da FEUP em vários organismos de renome internacional, destacando-se as Comissões W62 Water Supply and Drainage e W113 Law and  Dispute  Resolution, do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), e a International Association for Housing Science (IAHS). É ainda membro da  American Association of Civil Engineers  (ASCE).

Os seus interesses de investigação abrangem um perfil diversificado de temas dentro da Engenharia Civil, com particular incidência na Física e Tecnologia das Construções, Problemáticas da Habitação, Reabilitação de Edifícios, Instalações em Edifícios e Qualidade na Construção.

Em paralelo  com o percurso académico, Vitor Abrantes desenvolveu também atividade de projeto e consultoria, em particular na área das Instalações Hidráulicas em Edifícios e Intervenções de Reabilitação em Edifícios.

A cerimónia culmina com um jantar de confraternização, no Clube Universitário do Porto, mediante inscrição prévia.