O Átrio Principal da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) acolhe, até ao próximo dia 3 de abril, a exposição de fotografia “Em Jogo”, da autoria do fotógrafo bracarense Marco Mendez.

Composta por 26 trabalhos a preto e branco e a cores, esta exposição retrata o quotidiano dos atletas da Secção de Boccia do Sporting Clube de Braga na sua duplas vertente: a do o desportista e a do cidadão.

Através da fotografia, o autor pretende dar a conhecer o jogo, os pormenores da ação desportiva, os apoios aos atletas, os seus equipamentos e como se expressam desportivamente.

Ao mesmo tempo, pretende-se alertar para o facto de que os atletas de Boccia são cidadãos com outros projetos para lá da vida desportiva e que, apesar das limitações que a condição de deficiência impõe, esta não impede a vontade de serem ativos e incluídos na sociedade.

“A minha ideia passa por transmitir, através de imagens, que o Boccia vai além da modalidade desportiva”, afirma Marco Mendez, acerca de um trabalho que, em 2022, esteve patente no Museu D. Diogo de Sousa, na cidade de Braga.

Resultado de uma parceria do Gabinete de Atividade Física Adaptada da FADEUP e da secção de Boccia do Sporting Clube de Braga, através do alumnus FADEUP e Prémio Ética no Desporto 2022, Luís Marta, a exposição “Em Jogo” tem entrada gratuita.