PedroMeireles2

Pedro Meireles recebe o Prémio Veterinário do Ano – Categoria “Animais de Produção”.

No dia 8 de outubro foram conhecidos os vencedores da primeira edição dos Prémios Veterinária Atual, numa cerimónia que decorreu no Casino do Estoril. Estes prémios são uma iniciativa da Revista Veterinária Atual, daVetbizzConsulting e do grupo internacional IFE. Um dos vencedores da noite foi o antigo estudante de Medicina Veterinária do ICBAS, Pedro Meireles, que recebeu o Prémio de Veterinário do Ano na categoria “Animais de Produção”.

Pedro Meireles, de 38 anos, frequentou o curso de Medicina Veterinária no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) tendo entrado logo no primeiro ano do curso em 1994. Graduado em 2001, realizou o seu programa de estágio na Califórnia em grupos privados de apoio à produção leiteira. Logo se juntou à SVA (Serviços Veterinários Associados), em Junho de 2001, empresa onde permanece associado e mantém a sua atividade profissional enquanto médico veterinário.

Também em 2001 integrou o Corpo Clínico Externo do ICBAS para a disciplina de Medicina e Cirurgia de Espécies Pecuárias. Esta parceria de docência entre a SVA e o ICBAS mantém-se no presente e foi alargada em 2008 para a disciplina de Teriogenologia Veterinária. Após realizar um programa de Gestão e Administração de Empresas, o MBA Executivo pela Escola de Gestão do Porto da Universidade do Porto (atual Porto Business School) em 2006-2007, promoveu e participou na redefinição estratégica, rebranding e modelo de gestão atual da SVA.

PedroMeireles3

Pedro Meireles entre os restantes vencedores dos Prémios Veterinária Atual.

Em 2009 promoveu a Representação e Distribuição Comercial da Escocesa BCF Technology e dos seus equipamentos de Imagiologia Veterinária. Sendo o responsável pela unidade de negócios da ecografia na SVA, desenvolveu o plano de marketing, o plano de educacional do mercado e ainda a implementação operacional dessa área de negócio no mercado nacional. Presentemente, estabeleceu uma parceria com a farmacêutica Zoetis para a realização de workshops em ecografia em universidades, cooperativas agrícolas e colegas médicos veterinários do território nacional (programa designado de ReproVisão). Desde 2010 é formador internacional da BCF Technology ministrando ações de formação em ecografia em países terceiros.

Questionado sobre a distinção de Veterinário do Ano, Pedro Meireles afirmou: “Sinto-me, de facto, honrado pela distinção. O caminho tem sido rico e motivador. Orgulho-me de pertencer a esta casa (ICBAS) desde os meus 18 anos e de fazer parte do percurso dos nossos alunos numa fase particular das suas vidas com receios e expectativas próprios. Orgulho-me certamente da SVA e do que hoje em dia representa no mercado nacional”.