O que um desgosto amoroso nos pode dar? “Uma obra de poesia”, elucida-nos o autor de “Verbal Alquimia”. Estudante de Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Pedro Fardilha Barbeira prepara-se para o lançamento da sua obra pela editora “Primeiro Capítulo”, agendado para o dia 21 de março, pelas 18h30, na Biblioteca da FEUP.

“De uma humilde tentativa de expressar o inexpressável” para o papel, Pedro Fardilha Barbeira encontrou na escrita a forma de “arrumar” sentimentos, resultado das suas relações pessoais. Ao desgosto amoroso chama-lhe “pós-guerra”, altura em que escreveu grande parte da obra. Tudo isto sem descurar as “poéticas Juras de Amor”, que foram rascunhadas durante “o episódio” de amor.

Nem as “retorcidas e abstratas teias da poesia” o intimidaram, dedicando 84 páginas a enquadrar a individual e solitária jornada que se atravessa quando há luto e dor. Matérias estas que só foram possíveis porque acredita “piamente na pluralidade do conhecimento”.

“Notei que o pensamento programático contribuiu em grande parte para a evolução da minha competência literária, tanto pela estruturação das ideias, como pela capacidade crescente de as expressar de forma clara e objetiva e ainda pela intuição sobre qual o melhor caminho a desenvolver e explorar”, acrescenta.

Como trabalhador-estudante, o futuro engenheiro informático conjuga todos os seus afazeres profissionais e académicos com a escrita, à qual alia a leitura, um hábito que mantém há vários anos e que contribui para uma maior compreensão do mundo que o rodeia.

“É através da escrita que processo informação, encontrando novos caminhos, ligando pontos até então desconectados, tecendo raciocínios criativos e percecionando-me melhor e aos outros”, elucida o estudante da FEUP, que também desenlaça a sua criatividade como baterista jazz.

Pedro Fardilha Barbeira não é caso único: o estudante Hiten Chojer lançou recentemente a obra de poesia “Gods of Anxiety Be Damned” – que debate a importância da saúde mental – num evento com casa cheia na Biblioteca da FEUP.

A sessão de apresentação de “Verbal Alquimia” tem entrada livre e aberta a toda a comunidade.

Mais informações através do e-mail [email protected].