UPTEC@InauguraçãoEdifícioCentral_PR (7)

Presidente da República visitou o escritório da Veniam no UPTEC, durante a Inauguração do Edifício Central do Parque

Depois do sucesso obtido com a rede WiFi de veículos actualmente em operação no Porto, a Veniam, startup incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), acaba de receber um investimento de 4,9 milhões de dólares (cerca de 3,9 milhões de euros) de um consórcio liderado pela empresa americana de capital de risco, True Ventures, com a participação da Union Square Ventures, Cane Investments e investidores privados. Com este financiamento de série A, a Veniam pretende expandir a sua presença em Silicon Valley e, simultaneamente, acelerar o processo de implantação de redes veiculares em várias cidades dos Estados Unidos.

A Veniam desenvolve tecnologia inovadora e está apostada em criar a “internet em movimento” (“internet of moving things”). Utiliza a conectividade entre veículos, objetos móveis e utilizadores finais para ampliar a cobertura de rede WiFi, a custos reduzidos. Implanta redes veiculares nas cidades que transformam carros, autocarros ou camiões em hotspots (pontos de acesso) WiFi em movimento.

Em 2014, a Veniam criou, no Porto, a maior rede veicular do mundo, com a ligação entre mais de 400 autocarros da cidade, permitindo o acesso à rede WiFi a cerca de 60 mil pessoas por mês. “Aproveitando o enorme sucesso que tivemos no Porto, este financiamento vai permitir expandir rapidamente as nossas atividades nos EUA, continuando a criar emprego qualificado em Portugal com investimento direto estrangeiro”, disse João Barros, CEO e fundador da Veniam.

“A nossa tecnologia, inteiramente desenvolvida em Portugal, tem despertado um enorme interesse e estamos confiantes de que as redes de veículos em grande escala estarão na base de uma expansão mais rápida da Internet of Things (Internet dos Objetos) tanto nas cidades como em ambientes industriais”, acrescentou o responsável.

O objectivo da Veniam é transformar frotas de veículos, públicos ou privados, em redes ativas, sem que haja uma dependência das redes móveis. Paralelamente, a utilização desta tecnologia permite também recolher um grande volume de dados, representando grandes oportunidades como o melhoramento dos transportes públicos, recolha inteligente do lixo, e monitorização de infraestruturas críticas, entre outros.

Desde Agosto de 2014, a Veniam tem sede em Mountain View, Califórnia, e laboratórios de desenvolvimento em Aveiro (IEUA) e no Porto (UPTEC). Foi criada em 2012 por João Barros e Susana Sargento, docentes das Universidades do Porto e de Aveiro, respectivamente. Roy Russell e Robin Chase, fundadora e ex-CEO da Zipcar, a maior empresa de car-sharing do mundo, são também co-fundadores da empresa que aposta agora no crescimento no mercado americano.