No seguimento das ações de sensibilização ambiental que tem vindo a implementar, o Centro Interdisciplinar  de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) recebe no próximo dia 14 de janeiro, terça-feira, o Swap Market, resultado de uma colaboração entre o movimento “Let’s Swap” e o comité de estudantes de doutoramento do CIIMAR.

Um Swap Market é um mercado de troca de roupas. É uma forma divertida de “destralhar” os nossos armários, adquirir novas peças e experimentar novos visuais, contribuindo ao mesmo tempo para a economia circular.

Como funciona?

Para participar no evento basta trazer um máximo de dez peças de roupa e/ou acessórios (roupa interior e pijamas não serão aceites, ao contrário da roupa de criança) que já não se usa, mas que estejam em bom estado. No Check-in, será atribuída uma pontuação (tabelada) a cada peça consoante o tipo da mesma (ex: camisolas, casacos, sapatos, calças). A pontuação de cada peça é então somada e apontada. O valor determinado será aquele que o participante poderá depois gastar para adquirir as restantes peças em exposição.

Uma vez que as peças vão mudando consoante chegam novos participantes, estes não precisam de escolher as peças todas de uma vez, podendo regressar quantas vezes quiserem durante o horário do evento.

O Swap Market do CIIMAR  vai decorrer entre as 12h00 e as 18h00, na Boca da Baleia do edifício do Terminal de Cruzeiros de Leixões. E para que seja também um local apropriado ao convívio entre os participantes, vai existir uma banca com comida e bebidas.

O evento é aberto ao público em geral, mediante inscrição prévia através do e-mail [email protected].

O que é o Let’s Swap?

Let’s Swap é um movimento que nasceu no Porto da vontade de criar uma alternativa à Fast Fashion e que promova a economia circular. Entro os seus dinamizadores incluem-se vários investigadores e colaboradores do CIIMAR.