Já vem sendo um hábito, a cada semestre, e este não é exceção. Já estão abertas as inscrições para as oficinas de canto e dança do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP), dirigidas a toda a comunidade académica da U.Porto. A saber: estudantes nacionais e estrangeiros, alumni, docentes e funcionários.

Neste semestre, e pela primeira vez, a oferta vai ser alargada, ou seja, as oficinas vão incidir tanto no canto como nas danças tradicionais, numa viagem em três etapas pela cultura popular portuguesa. Tratando-se de artes tradicionais, não é necessário ter prática de canto ou de dança: apenas ter vontade de partilhar experiências culturais diferentes das habituais.

“Sem saudosismos, este é um trabalho de promoção da cultura popular em contexto urbano”, diz-nos a vice-reitora para a Cultura da U.Porto. Fátima Vieira deixa por isso o apelo à participação nestas “oficinas que lançam um olhar moderno sobre o que é a nossa identidade”.

“Esta é também uma oportunidade de partilha e dialogo intercultural, em que a dança e a música tradicionais são apenas pretexto para a criação de laços e a valorização do nosso património”, acrescenta Luís Monteiro, presidente do NEFUP.

Ao longo das últimas quinze oficinas, estudantes universitários de todo o mundo correram Portugal de lés-a-lés através da dança, partilhando também as suas culturas num ambiente intercultural. No final, haverá uma apresentação conjunta do trabalho realizado nas três sessões.

Quando, onde e como?

As oficinas vão realizar-se nos dias 1, 8 e 15 março, às 19h00 (canto) e 20h00 (dança), permitindo assim que os participantes possam frequentar apenas uma ou as duas sessões. Estas realizam-se na sede do NEFUP (rua dos Bragas, 289), junto ao parque de estacionamento traseiro da Faculdade de Direito (FDUP).

A participação nas oficinas é gratuita, ainda que sujeita a inscrição obrigatória e a um número de vagas limitado à lotação da sala.

Mais informações através do e-mail [email protected]

Sobre o NEFUP

O NEFUP é um organismo de extensão cultural da Universidade do Porto que tem como objetivos principais a recolha e divulgação do património etnográfico e folclórico português, tanto através da realização de espetáculos temáticos, como da dinamização de projetos de investigação e eventos formativos e culturais.