A poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen vai fazer-se ouvir no próximo sábado, 16 de novembro, a partir das 18h30, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), pela mão de vários laureados com o Prémio Musa. O concerto resulta de uma parceria com o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP) e insere-se no âmbito das comemorações do Centenário do nascimento a poetisa.

Neste programa de música coral inteiramente preenchido com música escrita a partir da poesia de Sophia (1919-2004), serão então ouvidas – ao lado de autores canónicos como Eurico Carrapatoso ou Fernando Lopes-Graça – as partituras vencedoras do Prémio Musa, para o qual mais de quarenta compositores contribuíram com as suas propostas.

O Ensemble MPMP será dirigido por Clara Alcobia Coelho. Com a duração aproximada de uma hora, o concerto incluirá a interpretação das obras Pequeno Poemário de Sophia (Eurico Carrapatoso), Jardim Perdido (Fernando Lopes-Graça), Silêncio (Luís Lopes Cardoso), Poemas sem nome (Hugo Ribeiro, vencedor do Prémio Musa), e Tríptico Nocturno (Miguel Jesus, distinguido de uma menção honrosa)

Será ainda lançado um cd com o programa completo do concerto, editado pelo MPMP na chancela Melographia Portugueza.

As inscrições para este evento encontram-se encerradas.

Sobre o Prémio Musa

Criado pelo Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP), em parceira com o MHNC-UP, o Prémio Musa propôs-se celebrar o centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen e distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental, estimulando e promovendo a língua portuguesa como veículo expressivo.

No total, foram submetidas 40 candidaturas à análise do Júri, formado pelo compositor João Pedro Oliveira e pelos maestros Pedro Teixeira e Martim Sousa Tavares. Dessa avaiação resultou a atribuição do primeiro prémio a Hugo Ribeiro e de uma menção honrosa a Miguel Jesus.

Mais informações aqui.