Curso no Babson College era um dos elementos do prémio atribuído a André Riboira.

André Riboira, estudante de doutoramento na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), e um dos vencedores da primeira edição do Prémio da Ideia à Ação, promovido pela RedEmprendia em parceria com o Banco Santander, acaba de se “graduar” no prestigiado Babson College, ao terminar o curso em empreendedorismo incluído no seu prémio.

O objetivo do curso Santander Universities – Babson Entrepreneurship Program for Students é fornecer ferramentas e conteúdos sobre os princípios do pensamento e o espírito empreendedor. Durante duas semanas, os participantes aprofundaram conceitos como empreendedorismo sustentável, empresas familiares, negociação, finanças, marketing, para além de questões mais práticas como a realização de testes de mercado, execução de modelos de negócio ou a elaboração de um pitch.

O programa formativo procura que os participantes obtenham uma compreensão global sobre questões como a gestão, a comercialização ou a negociação comercial. Para torná-lo efetivo, é desenvolvido através de situações e exercícios práticos, projetos grupais e atividades interativas, promovendo o diálogo e a participação de todos os alunos. Este planeamento prático das sessões, afastado do formato mais tradicional, bem como a disponibilidade e a grande qualificação da equipa profissional (com ampla experiência profissional, não apenas no âmbito docente), são alguns dos elementos do curso mais valorizados pelos seus participantes.

André Riboira

André Riboira é um dos autores – a par de  Rui Maranhão, professor da FEUP – do “Remote Debugging Service”, um dos projetos vencedores da primeira edição do Prémio da Ideia à Ação, promovido pela RedEmprendia, em parceria com o Banco Santander.O projeto, que em maio do ano passado conquistou também o 2º lugar do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto, foi um dos três – o único português –  distinguidos entre os doze finalistas a concurso, recebendo assim um prémio monetário no valor de 3000 euros e este curso de formação no Babson College. O prémio incluía ainda o aconselhamento e assessoria para colocar o projeto em prática.

Sobre a RedEmprendia

A RedEmprendia é uma rede universitária ibero-americana que visa promover a transferência de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo responsáveis. É composta por 20 universidades ibero-americanas de 7 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal), a Universia – a maior rede de universidades de língua espanhola e portuguesa- e o Banco Santander, que através da sua Divisão Global Santander Universidades apoia as atividades da RedEmprendia.