A prática musical está, ou não, ao alcance de todos? E que instrumento pode ser este, de livre acesso? A voz. A voz é um instrumento natural, acessível, ao qual cada um, em qualquer altura, pode recorrer. Até, claro está, no clássico, chuveiro. Para perceber melhor como trabalhar, desenvolver ou, no fundo, treinar este instrumento que já existe em cada um de nós, o Coral de Letras da U.Porto (CLUP) preparou um workshop e lança, agora, o desafio: Quem quer ter uma experiência coral? É vir! O encontro acontece dia 20 de outubro, das 18h00 às 20h00, no auditório da Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto.

Quando pensamos em atividades que promovem saúde física e mental, pensamos na alimentação, em exercício físico, na dança e poucas vezes nos lembramos de outra capacidade que nos assiste: o canto. Nomeadamente o canto em grupo. Para além do lado social, a experiência de participar num coro ajuda a controlar os níveis de ansiedade, a produção de cortisol e, de acordo com um estudo publicado pelo National Center for Biotechnology Information, promove a imunidade. De resto, não é só à prática de desporto, mas também ao canto, à dança e à música que se associa a libertação de endorfinas.

O workshop é aberto a todos, gratuito e animado pela expectativa da integração num todo. Preparado para o prazer de sentir a própria voz como parte integrante da força de um coletivo? Uma entrega que nos devolve a sensação concreta de pertença a uma comunidade. O que é preciso? Aprender a criar uma obra coral a vozes e cantar. Com entrega e dedicação de cada um em prol do resultado a obter pelo todo. É este o desafio.

Para participar desta experiência basta enviar um e-mail para [email protected] até dia 18 de outubro,

Sobre o Coral de Letras

O Coral de Letras da Universidade do Porto é um coro amador, dirigido desde a sua fundação, em 1966, por José Luís Borges Coelho. A sua atividade alimenta-se do repertório a-cappella de todas as épocas e também de géneros como a cantata, o oratório e a música coral sinfónica, num leque de estilos variado.

Ao longo da sua história, o CLUP participou em inúmeros festivais, realizou centenas de concertos em Portugal e efetuou digressões por diversos países como Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Alemanha. Já recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

José Luís Borges Coelho é o maestro e fundador do Coral de Letras da U.Porto. (Foto: DR)