É internacional e tem especial enfoque na utilização da realidade virtual aplicada à exploração espacial. No âmbito do projeto europeu GeoPlaNet, no qual participa a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), terá início, no próximo ano letivo, o novo mestrado Erasmus Mundus em Geociências Planetárias.

Financiado pela Comissão Europeia, o curso terá a duração de 24 meses, repartidos entre Portugal (1.º semestre), Itália (2.º semestre), França (3.º semestre), contemplando também um estágio no 4.º semestre num dos países da rede de parceiros associados do consórcio GeoPlaNet.

“Pretende-se cativar o interesse e a curiosidade dos estudantes de licenciatura e pós-graduação em Geociências Planetárias e Astrofísica pela temática da exploração espacial, com foco especial nas próximas missões espaciais”, detalha Manuel Salgueiro Silva, docente do Departamento de Física e Astronomia (DFA) da FCUP, que, em conjunto com a docente Teresa Seixas, do mesmo departamento, integra a equipa do projeto.

A FCUP participa como um Associated Partner, através da lecionação de unidades curriculares na Universidade de Coimbra e orientações de estágios, juntamente com três universidades que integram o consórcio: a U.Coimbra, a Universidade G. d’Annunzio – Chieti-Pescara (Itália) e a Universidade de Nantes (França).

O objetivo, pode ler-se na descrição na página do curso, é “preparar” futuros investigadores na área para “projetar, analisar e interpretar os dados de futuras missões espaciais e para enfrentar os muitos desafios dos próximos programa de exploração espacial”. Pretende-se também fomentar a criação de universos virtuais colaborativos para a exploração espacial, num ambiente internacional e multidisciplinar.

As candidaturas à 1ª edição do Mestrado Erasmus Mundus em Geociências Planetárias decorrem até ao dia 15 de fevereiro de 2023 e deverão ser efetuadas através da página do consórcio GeoPlaNet.