Mostra é constituída por doze vasos de formas diversas, representativos dos principais estilos decorativos da Grécia Antiga.

São doze vasos oriundos da Grécia Antiga (séculos IV, V e VI A.C), pertencem ao espólio museológico da Universidade do Porto e, através deles, conta-se parte do legado de uma das mais importantes civilizações da história da humanidade. A partir da próxima quarta-feira, dia 17 de julho, é deles que se fará a “Coleção de Vasos Gregos da Universidade do Porto”, uma exposição inédita que poderá ser visitada no edifício da Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira).

Através desta iniciativa, a U.Porto abre a toda a comunidade um dos seus maiores “tesouros” museológicos, procurando ao mesmo tempo dar a conhecer a importância e o impacto da cultura helénica no desenvolvimento da humanidade. Esta exposição completa, de resto, o caminho iniciado com a “Coleção Egípcia da Universidade do Porto”, uma exposição que desde 2011, dá a conhecer outra  das mais notáveis civilizações antigas, e em frente à qual estará situada a vitrina com os doze vasos.

A abertura da exposição será também o mote para “Uma história singular: os vasos gregos da Universidade do Porto”, título da conferência que será proferida por Maria Helena da Rocha Pereira. A Professora Catedrática Jubilada da Universidade de Coimbra assina também o catálogo da exposição, uma obra – editada no âmbito das “edições do Centenário” da U.Porto – que contextualiza e reconstitui os acontecimentos que permitiram a guarda dos doze vasos gregos pela Universidade, e cujo lançamento oficial vai ter lugar na sala da biblioteca da Reitoria.

A inauguração da “Coleção de Vasos Gregos da Universidade do Porto” está marcada para as 18h00 e contará com a presença do reitor da U.Porto, José Marques dos Santos. Após este momento, e à  semelhança da “Coleção Egípcia”, a exposição vai estar exposta em permanência. A entrada é livre.