São muitas as histórias que Hugo Van Der Ding foi varrendo para debaixo do tapete… Ficaram lá em hibernação, a trocar ideias umas com as outras, até que, inevitavelmente, chegou o dia das limpezas. O dia em que decidiu, finalmente, levantar o tapete, enfrentar o “lixo” acumulado, agarrar na vassoura e limpar tudo para o papel. E assim nasceu O Lixo Na Minha Cabeça, título do livro que o cartoonista, apresentador de rádio e escritor vai apresentar, no próximo dia 21 de outubro, às 21h30, na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto.

Que lixo se pode acumular na Cabeça? Podem acumular-se personagens. Como por exemplo, “Juliana Saavedra, a psicanalista que deixa os pacientes na merda”. Mas há mais. Temos “a Celeste da Encarnação, velha mas moderna”  e as “Aventuras da Dra. Messalina”. Pelo meio há “Dates From Hell” (quem não os teve?!) “Duas Amigas” e “Dois Astronautas” que não sabemos se são dois casais, se se conheceram num “date”. Ou se se conhecem de todo…  Ah… e Podemos não saber como foi o primeiro encontro, mas vamos ficar a conhecer o “Esteves & Marina e as suas mocas de erva”.

A sessão é organizada pela livraria Poetria, em parceria com a Casa Comum.  A entrada é livre, mas limitada à lotação da sala.

Hugo van der Ding: De Paris a Lisboa, passando por Bogotá

Hugo van der Ding (1978) nasceu em Paris, mas foi por acidente. A mãe — uma italiana de Sanremo —, estava na altura de visita à capital francesa.  O apelido é holandez… Mais especificamente, de um de três holandeses que, pelas datas, poderiam ter sido o seu pai.

Estudou Arquitetura na Universidad de Gran Colombia, em Bogotá, com doutoramento em Urbanismo Rural. Veio para Lisboa em 2010, como funcionário da embaixada da Colômbia e por cá ficou, mesmo depois do final da missão.

Vive da escrita, dos desenhos e da rádio. Um dos projetos que o tornou mais popular são os cartoons d’A Criada Malcriada. Apresenta, na Antena 3, o programa Vamos Todos Morrer, sob a teoria de que “há duas coisas certas na vida: que a Ivete Sangalo vai ao Rock in Rio e que esse é o destino de todos nós”.