De julho a setembro, do Pátio do Museu ao Laboratório Ferreira da Silva, do Jardim Botânico da Universidade do Porto à Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, há propostas de arte, ciência e cultura. Temos dezenas de atividades programadas e pensadas para estimular a curiosidade e a criatividade de todas as idades. Venha passar as férias de verão ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

Há sempre Química entre nós

“Uma vez contei uma piada química… Não me digas que não houve reação?” Seca ou encharcadinha de reagentes, esta piada é mais um convite, do MHNC-UP, para ver de perto como é A Química trocada em miúdos. Embora pareça invisível, é essencial à vida e está presente em quase tudo! Onde? As respostas vão-se dando ao longo de várias sessões. Começamos, por exemplo, com jogos onde os mais pequenos descobrem conceitos básicos e reações, sempre surpreendentes, da química.

Estas sessões acontecem no Pátio do Museu e vão decorrer entre 10 de julho e 2 de setembro. Inscrições e mais informações aqui.

Com vontade de aprender mais sobre o mundo que nos rodeia? É vir daí! O programa continua e, desta vez, saímos do Pátio do Museu e vamos para dentro do Laboratório Ferreira da Silva. Quando os olhares de palmo e meio se conseguirem desligar de todo o fascínio Arte Déco que está à volta, vão focar-se nas experiências. Será nas bancadas de lava esmaltada de inícios do século XX, onde muitas gerações de estudantes fizeram mistura de reagentes, que as incríveis descobertas da Química continuam. Entre julho e agosto, sejam, então, bem-vindos ao Quimicando! Inscrições e mais informações aqui.

Não saia do Laboratório! Já todos ouvimos expressões que associam um laboratório a uma cozinha. Mesmo os piores cozinheiros sabem que há ingredientes que combinam e outros que nem pensar! Neste Laboratório dos Nutrientes vamos conhecer os micro-organismos que funcionam como “ajudantes de cozinha”. Um exemplo? O fenómeno bioquímico da fermentação do pão. Vai uma fornada quentinha?

Do cardápio fazem parte outras experiências. Vamos identificar proteínas imprescindíveis às funções vitais do organismo e aprender a extrair moléculas de ADN. A recompensa será uma salada de frutas, preparada com um dos ingredientes essenciais deste atelier. E para além do pão e da salada… não haverá por aí um docinho? Os açucares têm um papel fundamental na produção de energia, mas… Mas como em tudo, devem ser utilizados com “conta, peso e medida”.

Neste atelier, ficaremos a saber quais os alimentos com baixo teor de açucares simples e compostos. Fundamental será extrair duas ideias fundamentais: a importância da biodiversidade e da manutenção de hábitos saudáveis e sustentáveis na nossa alimentação. No final, não vai ser só na memória, mas também na boca, vai ficar um sabor docinho para quem aprender bem a lição…

Mais informações e inscrições aqui.

Passar o dia no Jardim

E porque o verão está aí, não resistimos a convidar todas as famílias à redescoberta do Jardim Botânico da Universidade do Porto. E não é para virem só dar um passeio. Não! Preparados para sujar as mãos? É mesmo para pôr as mãos na massa que, neste caso, significa passar uma manhã Com as Mãos na Terra! Se ainda não lhe aconteceu, vai perceber que cuidar das plantas e dos jardins, conhecer os ciclos da natureza, enfim, sujar as mãos com terra é terapêutico. Quer vir jardinar connosco? Inscrições e mais informações aqui.

Se, no seu caso, terapêutico for mesmo observar as diferentes coleções de plantas, conhecer as suas estratégias de sobrevivência, encontrar fosseis vivos, ou abrir a porta da estufa e descobrir outras relíquias, enfim, ver como é o Dia No Jardim, claro que também pensámos nisso! E ainda leva para casa ensinamentos sobre técnicas de cultivo que promovem a biodiversidade em contexto urbano. Venha daí conhecer de que são feitos os dias no Jardim.

Mais informações aqui.

O Regresso à Natureza

Como tendemos a repetir o que nos faz sentir bem, é provável que não queira abandonar o jardim. É um dos efeitos encantatórios deste misterioso território. Temos como satisfazer esse desejo! Quem quer participar num Peddypaper – À descoberta da biodiversidade no Jardim? Ou procurar vestígios da presença dos animais que se escondem por entre a vegetação? Ou ainda, identificar na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen as referências à natureza e à vida animal associadas a espaços e objetos do Jardim Botânico da Universidade do Porto e da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva? A Biodiversidade em Família, como o próprio nome indica, é uma atividade especialmente pensada para contexto familiar.

Mais informações aqui.

Passando pelas artes manuais que convidam os miúdos a serem “bioartistas” às conversas sobre biodiversidade para maiores de 14 anos, dos 8 aos 80,  o importante é que todos possam sentir e partilhar o prazer de estar em contacto direto com a natureza. O programa completo do Regresso à Natureza encontra-se aqui:.

Num laboratório ou no Jardim, a ciência está sempre presente no nosso quotidiano. Entre receitas e experiências variadas, abordamos conceitos e fenómenos químicos e biológicos básicos. Damos a conhecer um pouco mais sobre biodiversidade, tanto à mesa, como no jardim. Quando saber mais sobre nós próprios e sobre o que nos rodeia é um prazer!

As atividades deste Verão no Museu são múltiplas. Encontra tudo o que sempre quis saber sobre como passar as suas férias num museu aqui.