Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) vai associar-se, esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, às comemorações do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, com uma sessão online protagonizada por investigadoras da “casa” e várias iniciativas nas suas redes sociais.

Com início marcado para as 21h00, a sessão “Astronomia no Feminino” contará com a participação especial de Teresa Lago, Secretária-Geral da União Astronómica Internacional e professora catedrática reformada do Dep. de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DFAFCUP).

Para além da também fundadora e primeira diretora do Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP), o painel de convidadas incluirá ainda as investigadoras Catarina Lobo (IA & FCUP), Margarida Cunha e Lara Sousa (IA & UPorto) e Gabriella Gilli (IA & Ciências ULisboa), que vão responder às questões colocadas pelos seguidores das páginas do IA no FacebookInstagram.

Os participantes terão ainda a possibilidade de testar os seus conhecimento num divertido quiz, com prémios para quem responder corretamente a mais perguntas.

A sessão pode ser acompanhada através do canal de YouTube do IA.

Comemorar a Ciência no feminino

O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência (11 de fevereiro) foi instituído pelas Nações Unidas em 2015, com o propósito de  reduzir a desigualdade de género nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

A edição deste ano tem como mote/tema as Mulheres Cientisatas na linha da frente do combate à COVID-19.