A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto promove esta quinta-feira, dia 21 de abril, pelas 11h00, mais uma edição do InvestorsDay, uma iniciativa que vai reunir representantes de três fundos de investimento – AmenaVentures, BetaCapital e Shilling VC – com tickets entre os 100 mil e 1 milhão de euros, especialmente destinados às mais promissoras startups nacionais nas áreas da robótica, IOT, ciências da vida, foodtech, entre outras.

A decorrer nas instalações da UPTEC Asprela I, o  InvestorsDay vai começar com uma mesa redonda onde os representantes dos três fundos de investimento darão a conhecer o que procuram num negócio, quais os critérios de avaliação, em que áreas e que tipo de investimento realizam, assim como orientações para a preparação de uma ronda de fundraising.

Ainda durante a manhã, os empreendedores vão ter a oportunidade de apresentarem os seus negócios aos investidores num pitch de dois minutos.

Já no período da tarde, os empreendedores podem reunir individualmente – em reuniões one-on-one de cerca de 30 minutos – com cada um dos investidores.

À procura dos melhores negócios

Os três fundos de investimento procuram negócios de diferentes áreas do conhecimento, investem valores distintos e diferenciam-se nos critérios de investimento.

A Amena Ventures está a investir entre 100 a 500 mil euros, com o follow-up até 5 milhões de euros, em robótica, Internet of Things (IoT) e em sistemas autónomos aéreos e marítimos.

Já a BetaCapital procura startups e scaleups de áreas como: TIC (big data, infosec, entretenimento); Ciências da Vida (digital health, medicina personalizada; automação e robótica); Indústria 5.0 (novos materiais, robótica, nanotecnologia); FoodTech (AgriTech, aquacultura, nutrição). Os tickets podem ir de 350 mil a 1 milhão de euros.

No caso da Shilling VC, que se revela sector agnostic, o foco está nos projetos early stage, desde pre-seed até seed e post-seed, e os tickects de investimento podem variar entre os 100 mil a 1 milhão de euros.

“Aproximar os investidores das startups é, também, um dos papéis da UPTEC, uma vez que o processo de fundraising é, muitas vezes, o “calcanhar de Aquiles” das empresas que estão a crescer. Com esta iniciativa, aberta a todas as startups, queremos ajudar os empreendedores a compreenderem melhor os critérios, expectativas e aspetos mais valorizados por um investidor”, explica Maria Oliveira, diretora de negócio da UPTEC.

Organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, o InvestorsDay é uma iniciativa para todas as startups da comunidade empreendedora. As inscrições para assistir ao evento, fazer pitch e agendar reunião com os investidores são gratuitas e limitadas e devem ser feitas aqui.