Estão abertas as candidaturas para mais uma edição do ClimateLaunchpad ,a maior competição cleantech do mundo, e onde os vencedores a nível global podem receber até 17 mil euros e acesso à EIT Climate-KIC Accelerator. Em Portugal, a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto são as promotoras deste programa que apoia ideias que reduzam o impacto negativo no ambiente.

Ao ClimateLaunchpad podem concorrer ideias de negócio cleantech – relacionadas com energias renováveis, eficiência energética, agricultura, água, transportes, tecnologia industrial e muito mais. Em edições anteriores, já se candidataram mais de 2600 ideias e, apenas em 2019, competiram mais de 900 equipas de 53 países.

Os projetos selecionados para o programa nacional vão receber apoio na gestão e validação da ideia de negócio, preparação para pitch e acesso à rede internacional de contactos do ClimateLaunchpad. A participação garante, ainda, a oportunidade de frequentar um bootcamp de dois dias com um formador certificado da EIT Climate-KIC, sessões de mentoria e a apresentação do negócio a um painel de especialistas.

Além disso, a LIPOR vai selecionar algumas ideias do ClimateLaunchpad em Portugal e oferecer bolsas para a participação na Escola de Startups da UPTEC. Desta forma, os participantes vão poder frequentar gratuitamente a 11ª edição da Escola de Startups – o programa de aceleração de 3 meses que pretende ajudar os empreendedores a tornar uma ideia numa empresa.

Esta é já a 5.ª edição do ClimateLaunchpad que, em Portugal já apoiou 33 equipas e recebeu mais de 70 candidaturas. Em 2018, o grande vencedor da final internacional foi o projeto português Eco2Blocks, em competição com mais de 1000 equipas.

O vencedor da competição internacional vai receber 10 mil euros. Já o segundo e terceiro lugares vão ter um prémio de 5000 e 2500 euros, respetivamente, bem como acesso à EIT Climate-KIC Accelerator.

As candidaturas para ideias portuguesas estão abertas até ao dia 29 de março e podem ser feitas em aqui.