Trigger Systems, Fibersail e BioBoards venceram a final nacional, em 2016. (Foto: UPTEC)

O UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, em parceria com a SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação, está a promover mais uma edição do ClimateLaunchpad, uma iniciativa da União Europeia que visa apoiar ideias que reduzam o impacto negativo no ambiente.

Ao ClimateLauchpad podem concorrer ideias de negócio cleantech – relacionadas com energias renováveis, eficiência energética, agricultura, água, transportes, tecnologia industrial e muito mais. Em 2016, esta iniciativa recebeu perto de 700 candidaturas de 30 países e totalizou um investimento de cerca de um milhão de euros. A final em Tallin, na Estónia, juntou as 87 equipas concorrentes e premiou as dez melhores ideias.

Os projetos selecionados para o programa vão receber apoio na gestão e validação da ideia de negócio, preparação para pitch e acesso à rede internacional de contactos do ClimateLaunchpad. A participação garante, ainda, a oportunidade de frequentar um bootcamp de dois dias com um formador certificado, sessões de mentoria, e a apresentação do negócio a um painel de especialistas nacionais e internacionais.

“Em 2016, o UPTEC e a SPI promoveram pela primeira vez a competição em Portugal e não podia ter corrido melhor. A rede de parceiros do programa, do qual fizeram parte entidades como EDP, Câmara Municipal do Porto, Microsoft e Lipor, proporcionou visibilidade e oportunidades de negócio em áreas cruciais para o desenvolvimento destes projetos. Além disso, a final internacional é o local ideal para expandirem a sua rede de contactos própria, com parceiros oriundos dos 35 países participantes.” afirma Cláudia Ribeiro da Silva, Tech Business Developer do UPTEC.

A final nacional do ClimateLaunchpad 2017 acontece no dia 22 de junho no UPTEC, enquanto a final internacional vai ter lugar em Chipre, a 17 e 18 de outubro. O vencedor da competição vai receber 10 mil euros. Os segundo e terceiro lugares vão ter um prémio de 5000 e 2500 euros, respetivamente.

As candidaturas para ideias portuguesas estão abertas até ao dia 7 de maio e podem ser feitas aqui.