Couro exótico produzido através da utilização de biópsias de células animais, uma plataforma de inteligência artificial que recolhe informações sobre startups e tecnologias verdes e sapatilhas e acessórios – confecionados à mão – a partir de plástico recolhido dos oceanos são apenas algumas das treze ideias cleantech que serão apresentadas na Final Nacional do ClimateLaunchpad. Organizada pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, em parceria com a LIPOR, a final nacional da maior competição cleantech do mundo acontece no dia 7 de julho, às 14h30, desta vez em formato online.

Em competição no ClimateLaunchpad estão ideias de negócio cleantech – relacionadas com energias renováveis, eficiência energética, agricultura, água, transportes, tecnologia industrial e muito mais.  Esta é já a 5.ª edição do concurso que, em Portugal, já apoiou 47 equipas e mais de 90 empreendedores. Em 2018, o grande vencedor da final internacional foi o projeto português Eco2Blocks, em competição com mais de 1000 equipas.

Durante o programa, os participantes receberam apoio na gestão e validação da ideia de negócio, preparação para pitch e acesso à rede internacional de contactos do ClimateLaunchpad. A participação garantiu, ainda, a oportunidade de frequentar um bootcamp de dois dias com um formador certificado da EIT Climate-KIC, sessões de mentoria e a apresentação do negócio a um painel de especialistas.

Os três vencedores da competição nacional representarão Portugal na final europeia, que se realizará em setembro. As equipas selecionadas têm, também, acesso a 1000 euros em formação na Ordem dos Engenheiros – Região Norte.

Os vencedores da competição internacional podem receber até 17 mil euros, bem como acesso à EIT Climate-KIC Accelerator.

As inscrições no webinar do evento são gratuitas e podem ser feitas aqui.