O Empowering Women in Agrifood está à procura de 10 mulheres empreendedoras portuguesas para participar num programa europeu de seis meses criado para dar todas as ferramentas a projetos na área agroalimentar. Em Portugal, o programa é promovido pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto e Portuguese Women in Tech e tem as candidaturas abertas até ao 12 de junho.

A quarta edição do Empowering Women in Agrifood, organizado pelo EIT Food, vai oferecer a todas as participantes formação online sobre temas relacionados com o negócio, empreendedorismo e skills pessoais, assim como mentoria especializada e ainda a oportunidades de networking — numa comunidade de stakeholders especializados e empreendedoras — e acesso a financiamento. Além disso, as participantes habilitam-se, ainda, a prémios de até 10 mil euros por país.

O programa vai decorrer em 11 países — Estónia, Grécia, Itália, Polónia, Portugal, Sérvia, Eslovénia, Espanha, Turquia, Roménia e Ucrânia — e, em solo nacional, será desenvolvido pela UPTEC — uma entidade que tem contribuído para ligação entre o conhecimento gerado na Universidade e o mercado, assim como para criação e desenvolvimento de projetos de negócios nas áreas das artes, ciência e tecnologias — e a Portuguese Women in Tech, que tem como objetivo apoiar as mulheres em tecnologia, dando-lhes visibilidade, networking, mentoria e formação.

Nas três edições anteriores, o programa juntou mais de 260 mulheres empreendedoras, deu mais de 400 mil euros em prémios e foram levantados mais de 12 milhões de euros.