O projeto LIFANA, desenvolvido pelo centro de investigação Fraunhofer AICOS (FhP-AICOS), sediado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, integra uma aplicação direcionada para idosos, que recomenda planos alimentares tendo em conta as características de cada utilizador, como restrições (por exemplo, diabetes ou intolerâncias), preferências, cultura, estilo de vida e orçamento. O projeto europeu envolve um financiamento de 2,3 milhões de euros para incentivar hábitos de alimentação saudáveis nos idosos.

Com testes a serem realizados em Portugal e na Holanda, por mais de 70 seniores, o projeto pretende incentivar à nutrição saudável em todas as fases do envelhecimento, de idosos ativos a utilizadores e pacientes que necessitem de cuidados diários.

O projeto da Fraunhofer AICOS (FhP-AICOS) deverá terminar ainda este ano e envolve oito parceiros internacionais e nacionais, como é o caso da Sonae MC e da Santa Casa da Misericórdia do Porto. O envolvimento de um parceiro do retalho permite articular as sugestões fornecidas por nutricionistas com a tarefa das compras, e até a sua entrega em casa. Através do planeamento semanal de refeições, é possível definir uma lista de compras e fazê-lo online.

As recomendações personalizadas de refeições, com base em conselhos pessoais de nutricionistas e integradas com apoio no supermercado, podem ajudar os utilizadores a melhorar os seus hábitos alimentares, alcançando um estilo de vida mais saudável e prevenindo algumas doenças crónicas, como a hipertensão e doenças cardiovasculares.

O projeto LIFANA é financiado pela União Europeia no Programa AAL (AAL-CALL-2017-013), e por financiamento nacional no Luxemburgo (FNR), Suíça (SERI), Portugal (FCT) e Países Baixos (ZonMW). Entre os parceiros incluem a estão LIST (coordenador), LIH, Fraunhofer AICOS, Gociety Solutions, cereneo Schweiz AG, Sonae MC S.A., KBO-PCOB e Santa Casa da Misericórdia do Porto.