A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto recebeu, entre os dias 7 e 12 de maio, a GTime x OpenInno Train Masterclass, um evento organizado organizado pela Universidade de Tecnologia de Hamburgo (Alemanha) e que juntou cerca de 30 estudantes portugueses e alemães para uma masterclass sobre Gestão de Inovação Sustentável.

Como comunicar a sustentabilidade de uma marca ao seu público-alvo foi o grande desafio proposto aos participantes ao longo de um programa intensivo que incluiu workshops, talks, seminários e com momentos de passeio pelas zonas mais icónicas da cidade.

Além do apoio da UPTEC, a masterclass contou com a presença da Vintage For a Cause, um atelier de costura, com sede nas Fontaínhas, no Porto, que reutiliza têxteis no fabrico de peças, evitando, assim, o desperdício de materiais.

Este atelier funciona, também, como um espaço de convívio e aprendizagem para costureiras, dando, desta forma uma nova oportunidade de emprego a mulheres desempregadas ou reformadas com mais de 50 anos.

Universidade de Hamburgo propôs desafio a atelier portuense

How might Vintage For a Cause measure and communicate the impact of its activities?” foi a questão lançada aos estudantes alemães e portugueses, que, no final da semana, apresentaram as ideias de como dar a conhecer o valor ambiental do atelier — de acordo com as regulações europeias — num pitch aos responsáveis da Vintage for a Cause.

A semana contou com diversas reuniões e testes de desenvolvimento do tema, assim como protótipos que foram apresentados no pitch final. Apesar disso, também houve tempo para conhecer melhor a UPTEC e a “Vintage For a Cause” — em apresentações e visitas às instalações.

Luise Degen, da Universidade Tecnológica de Hamburgo, confessa que há já um ano “tencionava participar numa Summer School com a UPTEC e, finalmente, este desejo tornou-se realidade”.