UPTEC vai apoiar dez empresas com tecnologia espacial

Durante a actividade da ESA BIC, o UPTEC vai apoiar o desenvolvimento de negócio de dez empresas de tecnologia espacial.

No próximo dia 5 de Novembro, a ESA – Agência Espacial Europeia vai lançar uma incubadora de empresas em Portugal que visa promover a criação de startups que apliquem tecnologia espacial noutros sectores, como saúde, energia, transporte e segurança.

Durante 5 anos de atividade, a ESA BIC pretende apoiar a criação de 30 empresas e 120 postos de trabalho. A incubadora será gerida por um consórcio liderado pelo IPN- Instituto Pedro Nunes e do qual fazem parte o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e a Agência DNA Cascais.

O UPTEC vai acolher 2 empresas por ano, o que representa, durante os 5 anos, o apoio a 10 empresas que apliquem tecnologia espacial. Beneficiando da rede de parceiros do UPTEC e da U.Porto, as startups receberão suporte técnico e apoio ao desenvolvimento de negócio, durante os dois anos de incubação.

Cada empresa apoiada vai receber um incentivo de 50.000€ durante o período de incubação. É expectável, também, que 25% das empresas recebam, individualmente, um investimento adicional de 700.000€, proveniente da Portugal Ventures.

Para a implementação da ESA BIC no UPTEC estão envolvidos vários parceiros institucionais, nomeadamente a Universidade do Porto, a Câmara Municipal do Porto, a Porto Business School, a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o ISEP – Instituto Superior de Engenharia da Porto.

O lançamento oficial da ESA BIC realizar-se-á no dia 5 de Novembro, no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.