UPTEC_womentechmakers

O evento pretende acolher designers, programadoras, empreendedoras, cientistas e estudantes.

É já este sábado, 30 de maio, que o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto recebe o primeiro encontro de mulheres da área da tecnologia no Porto, promovido pela Google. O Women Techmakers tem como objetivo evidenciar o talento das mulheres na tecnologia, apoiando-as com programas e recursos necessários para uma maior visibilidade e capacidade de inovação nesta área.

A iniciativa tem, também, como finalidade a criação de comunidade e partilha de conhecimento entre mulheres apaixonadas por tecnologia na área do Porto, sejam elas gestoras, designers, programadoras, empreendedoras, cientistas ou até mesmo estudantes. Laura Morillo-Velarde Rodriguez, Women Techmaker Lead no GDG Madrid, e Estela Bicho, Professora Associada do Departamento de Electrónica Industrial e membro do Centro Algoritmi da Universidade do Minho, são duas das oradoras convidadas.

A realização de um evento direcionado para as mulheres é o primeiro passo para aumentar a sua inclusão e diversidade de áreas no Google Developers Group (GDG), comunidade de programadores (as) com interesse em tecnologias Google. “Com a dinamização do Women Techmakers no Porto queremos debater e dinamizar a comunidade de mulheres ligadas a empresas e projectos de algum modo relacionado com as várias áreas de tecnologia. Pretende-se desenvolver iniciativas que divulguem oportunidades e que possam ajudar a desmistificar percursos profissionais nas áreas tecnológicas”, realça Catarina Simões, fundadora da Last2Ticket e membro da organização do evento.

Portugal é um dos 52 países a receber o “The Women Techmakers Global Event Series Celebrating International Women’s Day” (WTM IWD), que está incluído numa série especial de mais de 200 eventos. A organização do evento está a cargo do GDG Porto, em colaboração com a Last2Ticket, empresa de bilhética do Porto e do UPTEC.

O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição prévia.