UPTEC - EscoladeStartups

Projetos empresariais terão acesso a um programa de aceleração e mentoring. (Foto: UPTEC)

Já estão abertas as candidaturas a mais uma edição da Escola de Startups do UPTEC – Parque de Ciências e Tecnologia da Universidade do Porto , programa que, ao longo de três meses, vai acelerar mais de 20 ideias de negócio. Até ao momento, a Escola de Startups acompanhou mais de 125 ideias de negócio e 350 empreendedores.

A Escola de Startups do UPTEC, que iniciará agora a 7.ª edição, vai apoiar projetos de cariz criativo, tecnológico e científico no processo de desenvolvimento e consolidação do negócio. Os promotores das ideias selecionadas terão oportunidade de trabalhar num espaço do UPTEC, fazer parte de um rede de empresas nacionais e internacionais e receber mentoria de empresários seniores e parceiros estratégicos, que os apoiarão a validar a viabilidade do negócio no mercado.

O programa da Escola de Startups inclui uma formação especialmente concebida para projetos empresariais em fase de desenvolvimento, que abordará as temáticas: modelo de negócio, propriedade intelectual, preço/vendas e comunicação empresarial. O objetivo passa por complementar as competências empresariais dos jovens, essenciais para a aceleração da ideia.

Os projetos que participarem na Escola de Statups do UPTEC serão, ainda, analisados pelo Vodafone Power Lab, programa de incentivo à inovação e ao empreendedorismo que vai escolher as melhores ideias de natureza tecnológica a concurso. Os eleitos vão poder frequentar de forma gratuita todo o programa da Escola de Startups e ficarão, desde logo, habilitados a integrar o Vodafone Power Lab, que além de apoio na incubação, oferece mentoring e formação, entre outras condições que possibilitem às novas empresas desenvolverem-se.

Com o intuito de potenciar a criação de oportunidades e sinergias entre os projetos empresariais e as empresas nacionais e internacionais estabelecidas no mercado, todas as semanas, os jovens empresários terão a oportunidade de frequentar eventos de networking.

O programa da Escola de Startups decorre de abril a junho e terá um custo de 250 euros + IVA por projeto. No final do programa, as ideias de negócio irão apresentar os seus projetos em 180 segundos a um painel de jurados e a uma plateia repleta de investidores, empresários e curiosos.

As candidaturas para o próximo programa decorrem até ao dia 27 de março e devem ser feitas através do website www.escoladestartups.org. Os selecionados são divulgados a 4 de abril.