Mafalda Teixeira dos Santos, Clementina Teixeira dos Santos, Fernando Teixeira dos Santos, Alexandre Teixeira dos Santos e Ana Margarida Sá (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Economia e as Belas Artes estão de mãos dadas na família Teixeira dos Santos.

Dos cinco, Fernando Teixeira dos Santos foi o primeiro a entrar na Universidade do Porto. Licencia-se em 1973, em Economia, pela Faculdade de Economia (FEP), então localizada no edifício histórico da Reitoria da U.Porto. É nesse mesmo ano que se torna Professor Assistente na sua faculdade, carreira que prolongou até 1995. Nesse ano, é nomeado  Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, cargo que ocupa até 1999. No ano 2000, torna-se  presidente do Conselho Diretivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e, passados cinco anos, é nomeadoMinistro das Finanças e de Estado. Em 2009, acumula a pasta de Ministro da Economia e da Inovação. Cessa funções no governo em 2011, altura em que volta a estar mais ativo na ligação académica à faculdade.

Foi nos corredores da FEP que Fernando se cruzou com Clementina, que mais tarde viria a tornar-se sua esposa e também ela licenciada em Economia, em 1974. Ambos prosseguiram com os estudos nos EUA, mantendo uma forte ligação à U.Porto, onde tanto Fernando como Clementina são professores.

Chegado o ano de 1995, foi a vez do filho mais velho do casal, Alexandre, entrar no ensino superior. Inspirado ou influenciado pelos pais, licencia-se também em Economia, pela FEP, em 2000. É lá que conhece Ana Margarida, licenciada em Gestão, no mesmo ano. Anos mais tarde, constituem família, da qual já fazem parte dois filhos, um rapaz e uma rapariga.

Já Mafalda, a filha mais nova, entrou em 1998 na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), tendo-se licenciado seis anos depois, em Artes Plásticas – Pintura.

Conheça outras famílias e histórias U.PORTO GENERATIONS aqui.