Jorge Breda, Bruna Sampaio Tavares, Jorge Marvão, Maria da Purificação Tavares, Daniel Tavares, Pedro Tavares Palmares, Carmo Tavares Palmares, Jorge Palmares e Jorge Tavares Palmares (Foto: Egídio Santos/ Universidade do Porto)

Maria da Purificação Tavares e a irmã Carmo Tavares Palmares dizem ter crescido nos corredores da Universidade do Porto. Não é por acaso. Netas de um dos primeiros Reitores da U.Porto, o Professor Amândio Tavares, ambas deram continuidade ao legado da família Tavares, ligada à Universidade desde a década de 20 do século passado.

Tudo começa com Amândio Tavares, licenciado pela Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), em 1924. Depois de uma carreira como professor catedrático de Anatomia Patológica, assumiu, entre 1945 e 1961, o cargo de Reitor da Universidade do Porto. É recordado como um homem de forte personalidade, austero, de carácter firme e dinâmico. Talvez por isso não seja de estranhar esta forte ligação da família Tavares à Universidade.

O mesmo caminho foi seguido pelo filho, Amândio Sampaio Tavares,  licenciado também pela FMUP em 1952, na qual foi não só diretor, como também professor catedrático de Genetica Médica. É na terceira geração que encontramos Maria da Purificação e Carmo, a primeira licenciada pela FMUP e professora catedrática da FMDUP, e a segunda formada em Biologia pela Faculdade de Ciências (FCUP). Foi também na FMUP que Jorge Breda, marido de Maria da Purificação, e Jorge Palmares, marido de Carmo, se licenciaram.

Numa família onde se “respira a Universidade do Porto”, encontramos também os filhos de Carmo e Jorge Palmares, Jorge e Pedro, ambos licenciados pela Faculdade de Engenharia (FEUP), e Ana Albuquerque d’Orey Menezes Lopes, na Faculdade de Economia (FEP). Juntam-se a esta quarta geração os filhos de Maria da Purificação, Bruna Sampaio Tavares, que passou pela escola de negócios da Universidade do Porto (Porto Business School), o seu companheiro Jorge Marvão, licenciado em Medicina pelo ICBAS, e Daniel Sampaio Tavares, finalista da Licenciatura em História da Faculdade de Letras (FLUP).

Conheça outras famílias e histórias U.PORTO GENERATIONS aqui.