Inês Sousa Guedes, Maria Inês Sousa Guedes (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Maria Inês e Inês Maria Sousa Guedes, mãe e filha, nunca poderiam prever que um dia iriam tornar-se colegas de carteira. Mas quis o destino que os sonhos de ambas se cruzassem e concretizassem na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), espaço de referência para a família Sousa Guedes.

Estávamos em 2004 quando Maria Inês Sousa Guedes cumpriu o sonho adiado de estudar Direito. Casou cedo e constituiu família, tendo sempre desejado que os dois filhos e dois sobrinhos entrassem na U.Porto. Por isso mesmo, foi ela a dar o exemplo. Um ano antes de os filhos terminarem o ensino secundário, voltou à escola, concluiu o 12.º ano, fez as provas e candidatou-se à Licenciatura em Direito da FDUP, onde ingressa no ano seguinte. Diz que “foi o cumprimento de um sonho”, ao mesmo tempo que motivava os filhos a nunca desistirem dos seus.

O exemplo foi seguido por Inês. Começou por entrar em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), em 2005, mas é no ano letivo seguinte que concretiza o sonho de estudar Criminologia ao integrar a primeira edição do então novo curso da FDUP e único em Portugal naquela área do saber. Maria Inês, a mãe, estava então no 3.º ano da Licenciatura em Direito e aqui começava a aventura de ser mãe e colega da filha. Apesar de estarem em anos, cursos e contextos diferentes, a verdade é que acabaram por ser colegas da cadeira de Direito Penal.

Mais do que se cruzarem nos corredores da FDUP, mãe e filha partilhavam os momentos de estudo. Recordam os serões à volta do aquecedor e dos livros que antecipavam a época de exames. A mãe, Maria Inês, termina a licenciatura em 2008. A filha, Inês Maria, licenciou-se em 2010 e acaba de se doutorar em Criminologia na FDUP, onde é Professora Assistente.

Conheça outras famílias e histórias U.PORTO GENERATIONS aqui.