António Portela, Luís Portela e Miguel Portela (Foto: Egidio Santos/ U.Porto)

É conhecida pela empresa familiar que atravessa quatro gerações, mas nos genes da família Portela corre também a forte ligação à Universidade do Porto.

Tudo começa com António Emílio Portela, que frequentou a Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP). Em 1962, coube-lhe então a tarefa de suceder ao pai e fundador da Bial, Álvaro Portela.

Luís Portela, filho de António Emílio, representa a segunda geração da família a entrar na Universidade do Porto. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina (FMUP) em 1976, contrariando a vontade do pai para que fosse para economia ou farmácia para se dedicar à empresa. Um destino que acabaria por cumprir após o falecimento de António Emílio. Médico no Hospital de São João durante três anos e Professor de Psicofisiologia na Faculdade de Psicologia durante seis, desligou-se da carreira médica e académica para, com apenas 27 anos, assumir a presidência daquele que é hoje um dos maiores grupos farmacêuticos ibéricos. Neto do fundador da Bial, foi Luís Portela quem liderou o processo de internacionalização da farmacêutica.

A ligação à Universidade do Porto nunca se perdeu. Luís Portela liderou o Conselho Geral da Universidade do Porto e, em 2009, foi distinguido com o título de doutor honoris causa pela U.Porto. Em 1994, em conjunto com os Laboratórios Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), criou a Fundação Bial, tendo como objetivo incentivar a investigação.

Os três filhos estão também ligados à Universidade do Porto. António entra na Faculdade de Economia (FEP) em 1994. Depois de uma interrupção nos estudos, motivada por ter começado a trabalhar numa multinacional farmacêutica em Inglaterra e depois em Bial, acaba por tirar um MBA na Porto Business School, em 2007, um ano antes de concluir a licenciatura. Aos 35 anos, assume o lugar de CEO da empresa fundada pelo bisavô, há mais de 90 anos.

Já Miguel Portela entra também na FEP, em 1996, onde se licencia em 2002. Fez todo o seu percurso profissional em Bial, onde é o administrador responsável pela área corporativa. Luísa Portela é a única filha que não seguiu o ofício familiar, mas também ela frequentou a Universidade do Porto, tendo entrado em 1994 na licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências.

Conheça outras famílias e histórias U.PORTO GENERATIONS aqui.