U.PORTO GENERATIONS – Família Ferreira Gomes

Filipe Ferreira Gomes, Maria do Pilar Gonçalves, José Ferreira Gomes, Luís Ferreira Gomes (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Foi entre a antiga “casa” da Faculdade de Ciências (FCUP), no que é hoje o Edifício Histórico da Reitoria, e o moderno edifício da Faculdade de Engenharia (FEUP), no polo da Asprela, que os destinos da família Ferreira Gomes se cruzaram com a Universidade do Porto.

José Ferreira Gomes formou-se em Engenharia Químico-Industrial em 1970, na FCUP. Foi em Oxford que deu continuidade aos estudos, tendo regressado a Portugal, já Doutor em Química Teórica. A ligação à Faculdade de Ciências permanece até aos dias de hoje. Entre 1985 e 2013 foi professor catedrático de Química, presidente do departamento e, entre 1998 e 2006, assumiu a posição de Vice-Reitor da Universidade do Porto. Mais recentemente, foi duas vezes Secretário de Estado do Ensino Superior e da Ciência, entre 2013 e 2015. Atualmente, é membro do Centro de Química da Universidade do Porto (Grupo de Química Teórica) e coordenador do projeto da Casa das Ciências. Acaba de lhe ser atribuído o título de Professor Emérito da Universidade do Porto.

É também na Faculdade de Ciências que José Ferreira Gomes encontra a então colega Maria do Pilar Gonçalves, licenciada também em Engenharia Química, em 1971. Depois de uma carreira como docente na FCUP e na FEUP, colabora agora com o Laboratório Associado para a Química Verde-Tecnologias e Processos Limpos, da Faculdade de Engenharia (FEUP).

Curiosamente, foi na FEUP que os dois filhos do casal decidiram estudar. O mais velho, Luís, concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial em 2011. Um ano depois coube ao irmão, Filipe, obter o diploma de mestre em Engenharia Informática e Computação.

Conheça outras famílias e histórias U.PORTO GENERATIONS aqui.