Capa da U.Porto Alumni nº 21

Capa da U.Porto Alumni nº 21.

Já se encontra disponível para download gratuito a 21.ª edição (janeiro de 2015) da “U.Porto Alumni”, a revista dos Antigos Estudantes da Universidade do Porto. A versão online pode ser encontrada na plataforma issuu (ver abaixo) e no site da U.Porto, na secção dedicada às “Publicações Periódicas”.

“Bem-vindos ao lado bom que há em nós”. É este o sugestivo título do artigo de fundo (“Em Foco”) desta edição, no qual se dá a conhecer o vasto rol de atividades de voluntariado dinamizadas no seio da comunidade académica. No mais recente número da revista é também publicada uma entrevista (“Face-a-Face” ao reitor Feyo de Azevedo, em que este analisa questões candentes da vida da Universidade e do ensino superior em geral.

Mais adocicado é, certamente, o artigo sobre o “Percurso” dos alumni Teresa Almeida e Celestino Fonseca, fundadores da Chocolataria Equador. Quase por contraste, é revelada uma aplicação não gastronómica para os ovos de galinha, modelo in vivo usado pela Expertus nas suas experiências científicas “Investigar”)..

Destaque também para um artigo que antevê o futuro Museu Nadir Afonso, em Chaves, pretexto para revisitar a obra de um dos mais importantes pintores do século XX português (“Cultura”). Há ainda espaço para um artigo sobre a fragilidade da costa portuguesa (“Porto, Cidade, Região), bem como para um olhar retrospetivo sobre os turbulentos dias que a academia viveu no pós-25 de Abril (“Vidas e Voltas”).

Esta edição volta também a apostar o progressivo enriquecimento da “U.Porto Alumni” com conteúdos multimédia (vídeos e galerias de imagem). Fruto de uma parceria com a TVU., este trabalho pode ser comprovado na entrevista Feyo de Azevedo ou numa numa visita ao Museu Nadir Afonso.

“U.Porto Alumni” nº 21, bem como as edições anteriores da revista, estão disponíveis para consulta na plataforma issuu.