Capa da U.Porto Alumni nº 18.

Já se encontra disponível para download gratuito a décima oitava edição (setembro de 2013) da“U.Porto Alumni”, a revista dos Antigos Estudantes da Universidade do Porto. A versão online pode ser encontrada no site da U.Porto, na secção dedicada às “Publicações Periódicas”.

Numa altura em que a agricultura volta a estar na ordem do dia, esta “U.Porto Alumni” “viaja” até Vairão para dar a conhecer os projetos inovadores no campo do ensino, investigação e inovação que estão a nascer no Campus Agrário da U.Porto (“Em Foco”). Uma estratégia que, ao longo de oito páginas, se desvenda entre as estufas e salas da Faculdade de Ciências e os laboratórios do CIBIO, com passagem pela “vacaria” do ICBAS.

Numa edição que atravessa o Portugal urbano e rural num “Frente a Frente” com o geógrafo Álvaro Domingues (professor da Faculdade de Arquitetura da U.Porto), há ainda tempo para subir ao palco do Teatro Nacional São João, apenas um dos que marcam o “Percurso” de vida da atriz Emília Silvestre, alumna da Faculdade de Letras (FLUP).  Pelo caminho, há paragens no “Bairro dos Livros”, face mais visível da CULTUREPRINT, Cooperativa Cultural (“Empreender”),  e no sofá do SexLab, o primeiro laboratório nacional especializado no estudo psicofisiológico da sexualidade humana, sediado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto

A história da Universidade está também em foco numa edição em que se revisita a minidigressão que os grupos do Orfeão Universitário do Porto fizeram a Lisboa em março de 1959. Finalmente, sobra espaço para recordar e homenagear duas figuras histórias da Universidade: o arquiteto Fernando Távora (“Cultura), nome maior da Arquitetura Portuguesa contemporânea, fundador e professor da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP) e Figura Eminente da U.Porto 2013; e o historiador Óscar Lopes (“In Memoriam”), professor e antigo diretor da Faculdade de Letras da U.Porto, falecido no passado dia 22 de março.

“U.Porto Alumni” nº 18 também pode ser consultada na plataforma issuu: