App U.Porto

Aplicação permite aceder, de forma integrada e em tempo real, a informação sobre notas, horários, localização de salas e notícias institucionais.

Consultar os horários das aulas, aceder a materiais de estudo ou simplesmente conhecer as últimas novidades da Universidade no Facebook ou no Twitter. Tudo isto é agora possível através da UPorto, uma aplicação móvel que permite a qualquer membro da comunidade académica aceder, através do smartphone ou do tablet, aos diferentes serviços da Universidade do Porto.

Já disponível (gratuitamente) para os sistemas operativo IOS (Apple) e Android, a nova aplicação utiliza as mais recentes tecnologias de informação, permitindo a gestão e consulta de conteúdos através de terminais de comunicação móvel. Entre os serviços ao dispor do utilizador inclui-se o acesso em tempo real e de forma integrada a informações sobre as disciplinas em que o estudante está inscrito (ou que o professor leciona), materiais de apoio à disciplina, horários, avaliações, assiduidade, área de pagamentos, notícias e redes sociais da Universidade. Adicionalmente, existe uma área Santander Universidades com as aplicações móveis destinadas ao público universitário.

Com esta aplicação, estudantes , professores e funcionários da Universidade podem comunicar em simultâneo, numa lógica de um-para-um ou um-para-todos, incrementando o uso e a eficiência dos serviços da Universidade, bem como a utilização das potencialidades das novas tecnologias.

Para isso, basta fazer download gratuitamente, instalar a aplicação no seu smartphone ou tablet e acederem à sua área privada com as suas credenciais individuais: número de estudante ou número mecanográfico como código de Utilizador e para a Palavra-Chave basta utilizar o PIN gerado automaticamente na sua página pessoal do SIGARRA (aceder à opção Configurar do menu “Administração” e, depois, aceder a Adesão Mobile em “Opções”).

Esta plataforma de comunicação surge no âmbito do projeto UNI>COM, uma parceria entre a Universidade do Porto e a Universia Portugal, com o apoio da marca Santander. De acordo com Bernardo Sá Nogueira, diretor geral do Universia Portugal, “esta aplicação permite partilhar, em tempo real, as vivências que o campus proporciona aos seus estudantes, mantendo-os sempre informados sobre as iniciativas da Universidade e com informação útil para a vida académica do estudante”.

Na opinião de José Manuel Martins Ferreira, vice-reitor da Universidade do Porto responsável pela área da Universidade Digital, “esta nova app é mais um passo no caminho da modernização administrativa e da reorganização das plataformas de comunicação que a Universidade do Porto tem vindo a realizar nos últimos anos, de que são exemplos a renovação do website da Universidade, a criação de vários portais temáticos destinados a públicos e áreas prioritárias (Antigos Estudantes, Serviços de Ação Social, gabinete U.Porto Inovação, entre outros) ou o lançamento do primeiro MOOC – Massive Open Online Course da Universidade do Porto em 2015”.

 

 

Sobre a rede Universia

A Universia é uma rede de 1 401 universidades presente em 23 países iberoamericanos, (Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Nicarágua, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). O Universia desenvolve ações dentro e fora do espaço virtual. Portugal é o oitavo país onde o Portal Universia foi lançado, a 2 de maio de 2002. Atualmente, o Universia Portugal integra 31 Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, que representam no seu conjunto 80% do coletivo universitário português. A rede Universia faz parte da Responsabilidade Social Corporativa do Banco Santander.