Que competências pede o mercado de trabalho? Como nos podemos adaptar à nova realidade que está a mudar o nosso dia-a-dia? Como comunicar com impacto e potenciar o marketing pessoal? Como posso usar o LinkedIn? Estas e outras questões serão respondidas em mais uma edição do programa UPgrade Explore Soft Skills. Ao todo são oito webinars – a decorrer entre abril e maio – promovidos pela Universidade do Porto e especialmente destinados aos estudantes e diplomados da instituição. A participação é aberta a todos os interessados.

A gestão de tempo durante o isolamento social, a comunicação com impacto, a importância de potenciar o marketing pessoal ou a preparação do CV e utilização do LinkedIn são alguns dos temas que integram a 2.ª edição do programa UPgrade.

Lideradas por especialistas nas respetivas áreas, as sessões serão realizadas em direto, para potenciar a partilha e troca de experiências.  O objetivo é apoiar os participantes no desenvolvimento de competências pessoais e sociais, cada vez mais valorizadas pelos empregadores.

Todos os webinars são de participação gratuita, mas sujeita a inscrição limitada aos lugares existentes.

Os interessados podem inscrever-se em todos os webinars ou selecionar apenas alguns.

O programa

O primeiro webinar realiza-se já na próxima quinta-feira, dia 23 de abril, e será conduzida por Cristina Azinhal. “O mundo do trabalho está a mudar, assim como as nossas competências!” será o tema de uma sessão em que a especialista em coaching e liderança vai abordar de que forma pode ser feita a adaptação a estas transformações.

No dia 28 de abril, Alexandra Pinto abordará a “Gestão de tempo (durante o isolamento)”Já no dia 30 de abril é a vez de Norberto Amaral falar sobre “Comunicação com impacto”.

O mês de maio arranca com uma sessão sobre “Criatividade e inovação para as novas necessidades”, agendada para o dia 5, e liderada por Edite Amorim. No dia 7 de maio, Artur Moura Queirós falará sobre “Marketing Pessoal: Como Continuar Ativo em Tempos de Mudança”. A 12 de maio, Brenda Giurolo vai abordar a “Resiliência e adaptabilidade nos dias que correm”.

Os dois últimos webinars tÊm, como temas o “CV: como começar e como potencializar”, com Andreia Ribeiro Contenças, a 14 de maio; e “LinkedIn e networking digital”, por Pedro Caramez, a 19 de maio.

As sessões do UPgrade começam às 18h00 e têm uma duração média de 40 minutos.

A primeira edição contou com participantes das várias faculdades da Universidade do Porto. Entre as características mais destacadas incuem-se o desenvolvimento de novas competências e ferramentas fundamentais para entrar no mercado de trabalho.