Novo portal oferece um conjunto de “receitas” para aproveitar ao máximo as diferentes soluções tecnológicas ao dispor da comunidade académica. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Como configurar o acesso Wi-Fi à rede eduroam ou aceder à rede interna via VPN?  Onde acedo ao Sistema de Informação da Universidade (SIGARRA) e como acedo à minha página pessoal? Onde posso consultar o meu horário escolar? O e-mail institucional não está a abrir. E agora!? A partir desta segunda-feira, dia de “regresso às aulas”, estas são algumas das dúvidas com que se vão confrontar os novos estudantes (e não só) da Universidade do Porto. E é para lhes dar resposta que acaba de ser lançado o novo Portal dos Serviços IT da U.Porto, disponível em up.pt/it.

Reunir num mesmo espaço tudo o que é preciso saber sobre os múltiplos serviços de IT na U.Porto é o propósito e a ambição de uma plataforma que, segundo Fernando Silva, Vice-Reitor para a área das Tecnologias de Informação e de Comunicação, “privilegia informação útil de apoio à utilização das TIC, e serviços associados, ao nível da Universidade”.

Pretende-se deste modo “permitir que a comunidade académica possa facilmente encontrar num mesmo espaço informação que lhe possibilite, de forma autónoma, a instalação e configuração de recursos eletrónicos e software, bem como aceder a tutoriais de utilização dos mesmos recursos”.

Na prática, o portal oferece um conjunto de “receitas” e “guias passo a passo” que permitirão aos utilizadores aproveitar ao máximo as diferentes soluções tecnológicas ao dispor da comunidade académica. Sejam elas criar uma conta Microsoft® Office 365 ou uma conta Google U.Porto, configurar o acesso à internet nos espaços da Universidade, consultar o horário escolar e o histórico do percurso académico, ou solicitar o Cartão U.Porto.

Navegando pelo site, é também possível encontrar informações detalhadas sobre os e-Learning Cafés existentes na Universidade, ou sobre os serviços de informática e  repositórios e arquivos digitais ao dispor da comunidade académica. São também disponibilizadas as políticas e boas práticas de segurança e um mapa do campus da U.Porto, com informações e contactos das diferentes valências existentes na Universidade.

O Cartão U.Porto tem um espaço priveligiado no novo Portal dos Serviços IT da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A pensar nos estudantes… mas não só

Para já, e numa altura em que a Universidade dá ainda as boas-vindas a mais de 8 mil novos estudantes, o novo Portal dos Serviços IT da U.Porto assume um público privilegiado. “Nesta fase inicial, este espaço contém informação e ajuda de suporte informático, especialmente dirigida aos estudantes, devendo em breve alargar-se à restante comunidade”, ressalva Fernando Silva.

Disponível em formato bilingue – em português e inglês -, o site dispensa ainda uma atenção especial às questões da acessibilidade, a pensar nos utilizadores portadores de deficiência. Para tal, “foram adotadas políticas e boas práticas de segurança e de acessibilidade digital, sendo sempre possível em cada momento da navegação do website orientar o utilizador para um apoio concreto da Universidade Digital (UPdigital), caso necessário”.

O novo portal representa mais um passo na aposta que a Universidade vem fazendo ao nível da disponibilização à comunidade de soluções e serviços tecnológicos, desenhados para apoiar o ensino e a investigação, bem como as atividades administrativas do quotidiano da instituição. Um investimento que se reflete hoje num ambiente tecnologicamente rico, state-of-the-art, traduzido na disponibilização de um amplo conjunto de ferramentas poderosas de apoio ao trabalho diário de cada um.