estudantes de Ciências da ComunicaçãoA comunidade académica da Universidade do Porto passou recentemente a ter acesso privilegiado aos serviços do Google. A “culpa” é do Google for Education, um serviço que permite a qualquer membro da Universidade criar contas Google institucionais e beneficiar desta forma de espaço de armazenamento ilimitado no Google Drive e acesso ao Google Classroom.

As aplicações para armazenamento (Drive) e para a produção de textos, apresentações e folhas de cálculo (Docs, Slides, Sheets), o calendário, a aplicação de videoconferência (Hangouts), os foros de discussão (Groups) e a construção e alojamento de sítios web (Sites) são alguns dos serviços Google a que é possível aceder  sem sair do “ambiente” U.Porto.

“O seu interesse principal consiste no trabalho colaborativo subjacente a todo o portefólio de aplicações Google, que proporciona ganhos de produtividade assinaláveis, tanto no trabalho letivo como na investigação”, destaca José Manuel Martins Ferreira, Vice-Reitor para a Gestão de Informação, Tecnologias Educativas, Qualidade e Melhoria Contínua.

As novas contas assumem o formato up1234…@g.uporto.pt, correspondendo a parte numérica ao número mecanográfico. Martins Ferreira nota, contudo, que “os endereços de correio eletrónico em uso não sofrem qualquer alteração, sendo os únicos que devem ser usados para fins institucionais”.

O processo de criação destas contas é individual e tem lugar através da página pessoal do SIGARRA (apontador “Conta Google” à direita no campo “Opções”), sendo a partir desse momento possível a autenticação federada na Google com os mesmos dados do SIGARRA.

Para mais informações sugere-se a visita ao portal da UPdigital, onde está disponível um pequeno vídeo que ilustra o processo de criação das contas.