Encontram-se abertas as candidaturas à primeira edição dos quatro ciclos de estudo conjuntos de pós-graduação que integram a Universidade sem Fronteiras (UNISF), uma iniciativa pioneira no quadro da cooperação ibérica e que junta as Universidades do Porto, Minho (U.Minho), Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) às congéneres espanholas de A Coruña (UdC), Santiago de Compostela (USC) e Vigo (U.Vigo).

Dos quatro cursos que vão arrancar já no próximo ano letivo, três terão edição na U.Porto. São eles o Mestrado em Desafios das Cidades, o Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento e o Doutoramento em Matemática e Aplicações.

Resultado da colaboração entre a U.Porto – através da Faculdade de Letras (FLUP) e as restantes universidades que integram o consórcio, o Mestrado em Desafios das Cidades propõe a análise de desafios e respostas para os domínios de apoio a uma cidade sustentável, considerando as dimensões Física, Social e Educativa, Ambiental, Tecnológica, Económica e de  Governança.

Com a duração de três semestres (90 ECTS), o curso será lecionado por docentes portugueses e espanhóis, garantindo deste modo “a oferta de visões complementares e holísticas, considerando a natureza, a identidade e a idiossincrasia dos dois países”.

Já o programa de Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento nasce da cooperação entre a U.Porto (novamente através da FLUP), a UTAD, a UdC, a U.Vigo e a USC e apresenta-se como “um espaço de formação avançada no campo dos estudos sobre o envelhecimento demográfico e a longevidade a partir da lente científica própria das Ciências Sociais”.

Com a duração de seis semestres (180 ECTS), o curso propõe um programa de estudos alinhado “com as práticas mais exigentes a nível internacional no campo da formação avançada”, assumindo como objetivo “afirmar-se como um programa de referência a nível Ibérico no domínio dos estudos sobre o envelhecimento”.

Por fim, o Doutoramento em Matemática e Aplicações volta a juntar as seis universidades parceiras – no caso da U.Porto, através da Faculdade de Ciências (FCUP) – na oferta de uma formação inovadora no âmbito das aplicações da Matemática, com forte orientação para o mercado laboral.

Garantido por “uma forte massa crítica de docentes e investigadores, com mérito reconhecido internacionalmente, nas várias áreas da Matemática e suas aplicações”, o plano de estudos do curso inclui um conjunto de Seminários e Workshops a decorrer alternadamente em Portugal e em Espanha, em cada uma das universidades participantes.

Para além dos três ciclos de estudo que contam com a participação da U.Porto, a oferta formativa do programa UNISF contempla ainda o Mestrado em Direito Transnacional da Empresa e das Tecnologias Digitais, promovido pela USC e pela U.Minho.

Candidaturas e propinas

A 1.ª fase de candidaturas aos cursos da UNISF vai estender-se até 24 de junho. As candidaturas devem ser apresentadas, online, junto de qualquer uma das universidades participantes, de acordo com o calendário fixado.

No caso dos três cursos em que a U.Porto participa, devem ser utilizados os seguintes links: Mestrado em Desafios das Cidades; Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento; e Doutoramento em Matemática e Aplicações.

Uma ver terminado o prazo para entrega de candidaturas, as mesmas serão analisadas por uma comissão nomeada para o efeito. A lista definitiva de candidatos aprovados será publicada a 29 de julho, devendo os estudantes colocados fazer a matrícula de 5 a 16 de agosto, na universidade em que foram colocados na lista se seriação.

A frequência dos cursos implica o pagamento de uma propina anual cujo valor varia entre os 1000 euros (para os mestrados) e os 2000 euros (para os doutoramentos). Estes valores são aplicáveis tanto a estudantes nacionais como internacionais em regime de tempo integral.

Para mais informações (vagas disponíveis, condições, de acesso, critérios de seleção e seriação, calendário de candidaturas, etc), consultar a página de cada curso no website do UNISF.

Lançamento em Santiago de Compostela

O lançamento dos quatro ciclos de estudo criados no âmbito do projeto UNISF vai estar em destaque no 2.º Fórum Campus Eurorregional Galiza-Norte de Portugal, que terá lugar no próximo dia 6 de junho, em Santiago de Compostela.

Com início marcado para as 10h00 (hora de Portugal Continental), este evento irá também debater a importância da cooperação transfronteiriça e interuniversitária na Eurorregião.

O evento pode ser acompanhado de forma virtual, mediante inscrição prévia até 2 de junho.

Sobre a UNISF

A Universidade sem Fronteiras (UNISF) é o resultado de uma colaboração entre a Fundação Centro de Estudos Euroregionais (FCEER) e as universidades públicas da Galiza e do Norte de Portugal.

O objetivo do projeto passa por implementar ciclos de estudos inovadores, cooperativos e criativos, com uma clara componente transfronteiriça e multidisciplinar, que dotem os estudantes de competências transversais.