V Plenário CRUSOE

As 22 entidades que integram a CRUSOE subscreveram um novo protocolo de atuação e elegeram o novo Comité Executivo. (Foto: U.Porto)

“O fim do princípio”. Foi desta forma que o Reitor da Universidade do Porto assinalou esta terça-feira, em Oviedo, o final do seu mandato como presidente da Comité Executivo da Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa (CRUSOE), organismo que junta 22 instituições de ensino superior do Norte e Centro de Portugal, da Galiza e de Castela e Leão.

Na hora de deixar a presidência da CRUSOE, o reitor da Universidade do Porto destacou a necessidade de esta rede servir como “um instrumento de desenvolvimento para a nossa macrorregião”, posicionando-se como “referência na ligação com outras regiões da Europa e do mundo, nomeadamente da América Latina”. Sebastião Feyo de Azevedo apontou ainda a relação com o tecido social e empresarial como outro “elemento estratégico” para o reforço do funcionamento da rede.

O fim do mandato da U.Porto coincidiu com a V Reunião Plenária da CRUSOE e com a eleição do novo Comité Executivo, que passa a ser presidido por Salustiano Mato de la Iglesia, Reitor da Universidade de Vigo. A nova equipa  integra ainda a Universidade de Trás -os- Montes e Alto Douro, que assume a vice-presidência, as universidades de Oviedo, Salamanca, Aveiro e Valladolid, e o Instituto Politécnico do Porto.

A promoção da mobilidade entre investigadores e estudantes e a colaboração ao nível da investigação científica são algumas das principais áreas de intervenção da CRUSOE. Prioridades que prometem continuar na agenda de Salustiano Mato de la Iglesia, para quem “a criação de uma multiplataforma dinâmica será o primeiro passo para começar a promover projetos conjuntos”.

Precedido de um encontro com representantes institucionais da RESOE (Macrorregião do Sudoeste Europeu), que reúne os governos da região das Astúrias, Galiza e Castilla y León, e norte e centro de Portugal, a reunião decorreu na Biblioteca do Edíficio Histórico da Universidade de Oviedo e serviu também para ratificar o novo protocolo de funcionamento interno da rede. A U.Porto esteve representada neste encontro pelo Reitor Sebastião Feyo de Azevedo e pelo Pró-Reitor Carlos Brito.

Sobre a CRUSOE

Criada em dezembro de 2011, a CRUSOE é constituída por 22 instituições de ensino superior do Norte e Centro de Portugal, da Galiza e de Castela e Leão, totalizando entre si cerca de meio milhão de estudantes Desde a sua criação, a CRUSOE apadrinhou a submissão de nove projetos internacionais a programas de financiamento competitivo  que contam com a participação de pelo menos dois membros da rede e que conseguiram já financiamento de valor superior a 5,5 milhões de euros.