O que mudou nas instituições de ensino superior durante o último ano? Como é que as universidades responderam aos desafios trazidos pela pandemia? É de tudo isto, mas não só, que se vai falar no EUGLOH Alliance Day 2021, o encontro que, no próximo dia 12 de maio, vai juntar, em formato online, as comunidades académicas da Universidade do Porto e das restantes universidades – Paris-Saclay (França), Lund (Suécia), LMU Munique (Alemanha) e Szeged (Hungria) – que integram a European University Alliance for Global Health (EUGLOH).

Tendo como mote “Exploring the world with today’s constraints”, o evento abrirá pelas 09h00 (hora de Portugal Continental) com uma mesa-redonda onde representantes das cinco universidades “aliadas” terão a oportunidade de refletir, debater e conversar sobre os desafios que o último ano colocou às instituições, à comunidade científica e à sociedade.

Ao longo do dia, e à semelhança da primeira edição, haverá ainda espaço para conhecer “campi” das diferentes universidades, participar numa aula de culinária com um chef francês ou num quizz intercultural, assistir a um concerto virtual, entre outros eventos pensados com o objetivo de “promover o sentimento de pertença à EUGLOH”.

“É nesta riqueza de formatos, que reflete a esfuziante dinâmica dos nossos Campi, que queremos contar com todos os que a compõem, sejam os seus líderes, os seus estudantes, os seus docentes ou os seus técnicos. Todos fazem parte da EUGLOH!”, destaca a organização do EUGLOH Alliance Day 2021.

A participação no evento é aberta a todos os membros da U.Porto, mediante inscrição prévia (gratuita) até às 23h00 do dia 11 de maio.

Mais informações aqui, ou através dos endereços de e-mail [email protected] e/ou [email protected].

EUGLOH: a Universidade do futuro

A EUGLOH começou a ganhar forma em junho de 2019, com a aprovação, pela Comissão Europeia, daquela que é uma das primeiras 17 alianças de universidades do continente. O lançamento oficial do projeto aconteceu em setembro de 2019, em Paris.

Entre os objetivos da Aliança inclui-se a promoção da mobilidade de estudantes, docentes e investigadores entre as diferentes universidades envolvidas e que, em conjunto, albergam mais de 200 mil estudantes. A este junta-se ainda a criação de programas de ensino conjuntos e a cooperação no domínios da investigação e da inovação na área da saúde global, numa perspetiva multidisciplinar.

Através desta cooperação pioneira, pretende-se então melhorar a qualidade e performance das cinco universidades, reforçando a sua atratividade e competitividade na Europa e no mundo.

O objetivo declarado da EUGLOH para a próxima década passa por afirmar-se como uma referência internacional do ensino superior, através da ligação sólida entre o conhecimento teórico e as competências profissionais necessárias à Europa do futuro.