Sessão de receção levou milhares de “caloiros” ao Pavilhão Rosa Mota (Foto: FAP)

O desafio não se afigurava simples à partida. Receber e integrar de forma conjunta os mais de 5000 estudantes nacionais e estrangeiros que, em 2012/2013, chegam pela primeira vez às 14 escolas da Universidade do Porto.  O resultado, contudo, não podia ser melhor.  De 13 a 21 de setembro, os “caloiros” responderam ao apelo da Universidade e aderiram em peso à I Semana de Acolhimento aos Novos Estudantes, evento que assinalou o arranque do novo ano letivo da U.Porto.

Das muitas ações que marcaram esta iniciativa inédita, destaca-se a sessão de receção que, a 13 de setembro, levou ao Pavilhão Rosa Mota mais de 4 mil novos estudantes, familiares e outros membros da comunidade U.Porto. Ao longo de uma tarde recheada de música, convívio e animação, houve também espaço para as intervenções de antigos, atuais e novos estudantes da Universidade.

Na hora de dar as boas-vindas aos “caloiros”, o reitor da U.Porto lembrou que “a formação superior continua a ser um facto crítico de empregabilidade”. Uma realidade a que, segundo José Marques dos Santos, a Universidade dá hoje resposta através da “criação de condições que facilitam o sucesso académico” e da “grande abertura à mudança e gosto pelo risco“.

Neste primeiro contacto com a Universidade, os estudantes foram ainda presenteados com informações sobre o funcionamento da U.Porto e dos diferentes serviços de que vão poder usufruir durante o seu percurso académico.

Mas a festa dos novos estudantes da U.Porto não se ficou por aí. Na quarta-feira, dia 19, dezenas de “caloiros” deram-se a conhecer à cidade e a toda a Universidade num peddy paper por cada um dos polos da U.Porto (Asprela, Centro e Campo Alegre). O percurso terminou junto ao edifício da Reitoria, onde houve espaço para um concerto de bandas de garagem ligadas à universidade e outras atividades direcionadas para o convívio entre os estudantes e a comunidade.

A primeira Semana de Acolhimento dos novos estudantes na U.Porto prolongou-se até 21 setembro com um conjunto de outras atividades transversais às várias escolas da U.Porto. Paralelamente, todas as faculdades realizaram ações de acolhimento especificamente destinadas aos seus estudantes.

Recorde-se que, como vem sendo hábito nos últimos anos, a U.Porto foi a universidade portuguesa mais procurada pelos candidatos ao Ensino Superior no letivo 2012/2013, tendo preenchido 99% das suas vagas (4103 de 4160) logo na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso. A este número junta-se o dos milhares de estudantes estrangeiros que chegam este ano à Universidade ao abrigo de programas da mobilidade.