Anfíbios (Foto: Eduardo J. Castro)

(Foto: Eduardo J. Castro)

Está patente desde o passado mês de novembro, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde, a exposição “Uma pata na água outra na Terra”, uma iniciativa coorganizada pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR ) e que pretende dar a conhecer o grupo de vertebrados mais ameaçado a nível mundial – os anfíbios.

Em Portugal, estes animais são pouco conhecidos pela população, estando frequentemente associados a mitos e crenças populares, responsáveis por uma má imagem generalizada. Esta exposição pretende contrariar esta realidade, apostando na sensibilização dos visitantes de forma lúdica e interativa.

Nesta exposição podem-se encontrar animais vivos em diferentes aquaterrários que recriam os seus habitats naturais, elementos multimédia e interativos, painéis informativos e jogos eletrónicos, que permitem conhecer de uma forma divertida as principais particularidades, diversidade, importância e ameaças deste grupo. No final é apresentada uma exposição coletiva de fotografia de anfíbios que conta com a participação de alguns dos melhores fotógrafos da natureza ibéricos e que permite observar a beleza e diversidade espantosa de cores, formas e comportamentos destes animais.

A exposição tem entrada gratuita e é dirigida a toda a população, desde o público escolar, crianças, adolescentes, estudantes universitários e famílias. São também disponibilizadas diversas atividades pedagógicas e visitas escolares adaptadas aos diferentes níveis de ensino.

Nos segundos sábados de cada mês, o CMIA abre as portas às famílias, com um programa alargado de jogos e atividades para crianças e oficinas de formação, com abordagens práticas sobre temas tão diversos como observar e identificar anfíbios, construir charcos para a vida selvagem e fotografia de anfíbios.

A exposição pode ser visitada até 12 de junho 2015, de segunda a sexta-feira e nos segundos sábados de cada mês, entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00.

Mais informações e marcação de visitas em www.expoanfibios.com, ou junto do CMIA de Vila do Conde através do telefone (+351) 252 637 002 e do e-mail: [email protected].