Um verão sem a Universidade Júnior não é o mesmo. Por isso, e mesmo de “férias forçadas” devido à pandemia da Covid-19, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário está de volta durante o mês de agosto / início de setembro com dezenas de atividades destinadas aos mais novos, mas também às famílias.

Em época de férias para muitas famílias, e à semelhança do que aconteceu no ano passado, a proposta desta «mini-UJr» traz um programa alargado de atividades – sobretudo ao ar livre, – pensadas para diversas faixas etárias, incluindo oficinas diárias e teatro, a decorrer em vários espaços da Universidade (Instituto de Geofísica da U.Porto, Instituto Pernambuco, Planetário do Porto, Faculdade de Letras, entre outros), mas não só.

As atividades para os mais novos (crianças dos 6 aos 12 anos de idade) decorrem numa base diária ou semanal e propõem uma viagem pelo mundo das Artes, Ciências, Desporto ou da Astronomia, através de jogos, atividades de teatro, construção de narrativas, observação e investigação. Tudo isto sob a orientação de monitores e respeitando todas as regras e normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde.

A primeira semana vai decorrer de 2 a 6 de agosto, no Instituto Geofísico da U.Porto, e desafia os participantes a explorar um pouco mais sobre a história do património da cidade. Já de 9 a 13 de agosto, o palco da Júnior muda-se para o Instituto Pernambuco , espaço onde os “juniores” vão poder experimentar a arte do origami, participar numa “caça ao tesouro”, bem como participar numa oficina de teatro.

As duas últimas semanas (16 a 20 de agosto e 23 a 27 de agosto) vão decorrer na Casa das Artes e incluem, entre outras atividades, uma “batalha naval na vida real”, uma viagem à mítica Biblioteca de Alexandria, ou uma “escola de detetives”.

Mas as propostas não ficam por aqui. De 2 de agosto a 2 de setembro, a FLUP desafia os historiadores de palmo e meio (5.º e 6.º ano) a “embarcar” em seis “viagens no tempo” à descoberta dos “mistérios escondidos da nossa Sociedade”.

para os mais velhos, a UJr traz a oportunidade de usufruírem de uma semana de atividades nos laboratórios e jardins do departamento de Física da Faculdade de Ciências. Estes programas de Física Experimental destinam-se a estudantes do 10.º ano e do 11.º ano e vão decorrer ao longo de todo o mês de agosto.

Recorde-se que o programa geral da Universidade Júnior está suspenso desde o verão do ano passado, devido à “incerteza face à evolução da pandemia” e ao facto de a iniciativa “estar recheada de um conjunto de atividades muito diversas nos espaços da U.Porto, com uma componente prática e interativa muito forte”.

Inscrições e mais informações

As inscrições devem ser feitas online, através do website da Universidade Júnior – secção Programas Educativos Sazonais. Uma vez completado o processo de inscrição, será enviada uma referência multibanco para o pagamento da mesma.

Por razões de segurança, as refeições (almoço e lanches) são da responsabilidade dos participantes. Caso a atividade decorra durante todo o dia, os participantes deverão trazer almoço e lanche para fazer piquenique.