À 15.ª edição, a “Universidade Júnior” bate o recorde de participantes com mais de 7500 vagas ocupadas. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

É um número recorde em 15 anos de existência: 7585 jovens e crianças participam, este ano, na “Universidade Júnior” da U.Porto. Arranca hoje o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário, que, durante o mês de julho e a primeira semana de setembro, abre as portas a estudantes do ensino básico e do secundário.

Ao todo são 175 atividades concebidas por centenas de professores, investigadores e estudantes das faculdades e centros de investigação da U.Porto e organizadas de acordo com o nível de escolaridade dos participantes. O objetivo é que os alunos do 5.º ao 11.º ano de escolaridade possam experimentar diferentes áreas do conhecimento e, possivelmente, testar as suas vocações.

A partir desta semana e acompanhados por cerca de 450 monitores, os Júniores têm a oportunidade de conhecer de perto a anatomia do corpo humano, viajar até alto mar à boleia da Marinha Portuguesa, saber como se programa um videojogo, aprender japonês ou latim, construir casas ao estilo minecraft, fazer uma escultura, explorar as lendas da cidade do Porto, saber mais sobre os métodos para controlar uma fuga laboratorial, entre outros. Desde “Experimenta no Verão”, a “Oficinas de Verão”, “Oficinas Temáticas”, “Verão em Projeto, “Escola de Línguas” e “Escola do Mar”, vários são os projetos a decorrer ao longo do mês de julho.

O programa dá a possibilidade dos alunos do 5.º ao 11.º ano de escolaridade experimentarem as diferentes áreas do conhecimento, testando as suas próprias vocações. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Na experiência está também incluído um programa de alojamento no Quartel do Regimento de Transmissões do Exército Português, disponível para aqueles que habitam a uma distância demasiado grande para fazerem diariamente a viagem de e para o Porto. Este ano, são 1528 os jovens que fazem parte do programa de alojamento da “Universidade Júnior”.

A abrangência geográfica da “Universidade Júnior” tem vindo a ser reforçada através dos protocolos de colaboração estabelecidos com 45 municípios de norte a sul do país, incluindo as ilhas. Ao abrigo desta parceria, as autarquias apoiam a participação dos mais jovens dos seus municípios, seja através do pagamento da propina e do alojamento ou a disponibilização de meios de transporte para o Porto.

De Caminha a Albufeira, de Ponta Delgada ao Funchal, a “Universidade Júnior” atrai jovens de todos os distritos de Portugal, mas também de alguns jovens residentes além-fronteiras. Só este ano, 40 participantes de países como Alemanha, Angola, Brasil, França, Egito ou até Dubai.

De facto, desde o seu início, em 2005, a “Universidade Júnior” já recebeu mais de 65 mil alunos. Nos últimos anos, o número tem crescido de forma gradual, ultrapassando este ano, pela primeira vez, a barreira dos sete milhares de participantes.