Depois de duas semanas intensivas de atividades, a Universidade Junior 2022 vai fazer uma pausa para férias em agosto. Mas nem por isso estará parada. De 1 a 26 de agosto, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário vai instalar-se em vários espaços da Universidade e da cidade do Porto, levando consigo um programa alargado de atividades destinadas a crianças entre os 6 e os 12 anos que apreciam a natureza e se interessam pelo conhecimento.

Em época de férias para muitas famílias, a proposta desta «mini-UJr» traz um programa alargado de atividades – sobretudo ao ar livre – que atravessam várias áreas do conhecimento, desde as Ciências às Artes, passando pelo Ambiente, Botânica, Biologia, Geologia, Química e Astronomia.

A primeira semana vai decorrer de 1 a 5 de agosto, no Instituto Geofísico da U.Porto e desafia os participantes a explorar um pouco mais sobre a história daquele património da Universidade. Pelo meio, os meteorologistas de palmo e meio vão poder observar e desenvolver previsões do estado do tempo, com a ajuda de instrumentos que eles próprios irão construir.

Dee 8 a 12 de agosto, o palco da Júnior muda-se para o Instituto Pernambuco – Porto , espaço onde os “juniores” vão poder sentir os “Cheiros de Verão” com a ajuda da química, descobrir como “pensa” um computador, explorar a ligação entre a matemática e a arte “Ao som de Pitágoras”, bem como participar numa Oficina de Teatro com direito a… fogo de artifício.

As duas últimas semanas (16 a 19 de agosto e 22 a 26 de agosto) decorrem na Casa das Artes e incluem, entre outras atividades, a construção de um “Jardim de Papel”, uma viagem pelo espaço a bordo de um foguetão “caseiro”, ou um passeio à descoberta dos “Tesouros Escondidos” nos trilhos dos Jardins da Casa Allen e do Jardim Botânico da U.Porto.

As atividades prevista nos cinco programas disponíveis serão orientadas por monitores qualificados e vão decorrer entre as 9h30 e as 17h30.

O preço de inscrição é de 20 euros/dia e inclui seguro e materiais. Por razões de segurança, as refeições (almoço e lanches) são da responsabilidade dos participantes.

Mais informações e inscrições aqui.